39% diz que vai votar em Marina para presidente no dia do pleito

240
Publicidade





Diversos levantamentos referentes à corrida eleitoral têm sido divulgados nas últimas semanas. Na maioria deles, a candidata à reeleição pelo PT (Partido dos Trabalhadores), Dilma Rousseff, aparece em primeiro lugar, seguida por Marina Silva do PSB (Partido Socialista Brasileiro) e Aécio Neves, do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).

Em um provável segundo turno, essas mesmas pesquisas divulgadas por veículos de comunicação, registram que a petista e a socialista estão tecnicamente empatadas nas intenções de voto.

No entanto, esses números não refletem a maioria das opiniões dos leitores de O Progresso. Pelo menos se for levado em conta o resultado da enquete promovida no site do bissemanário durante esta semana.

De acordo com a sondagem, Dilma Rousseff nem sequer iria para o segundo turno.

Publicidade

Segundo a enquete virtual, Marina Silva aparece em primeiro lugar, com 39% das intenções de voto. Em segundo, está o candidato à Presidência da República, Aécio Neves, com 29% das intenções de votos. Dilma Rousseff ficou na terceira colocação com 15%.

Luciana Genro (PSol) tem 3% e Eduardo Jorge (PV) surge com 2%. Com 1% das intenções de votos estão: Pastor Everaldo (PSC), Levy Fidelix (PRTB), Eymael (PSDC), Mauro Iasi (PCB), Zé Maria (PSTU) e Rui Costa Pimenta (PCO). De acordo com a enquete, 8% dos participantes votarão em branco.

Esses dados levaram em conta as opiniões dos leitores do bissemanário que participaram da enquete entre o sábado, 20, até a tarde de sexta-feira, 26. O levantamento foi promovido em “O Progresso Digital”, acessível em: www.oprogressodetatui.com.br.

A pesquisa procurou quantificar as intenções de votos dos leitores do bissemanário a partir da visita ao município do vice-presidente da República, Michel Temer, do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), na semana passada, em ato para promover a reeleição de Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto.

O objetivo das enquetes promovidas no portal do periódico é quantificar a opinião de seus leitores quanto a temas polêmicos, de interesse geral ou que tomaram conta do noticiário local durante a semana. A enquete é acessada por assinantes e não assinantes de O Progresso. O resultado parcial é liberado após participação do internauta.

Toda semana é realizada uma enquete diferente no site. Para esta, o periódico pretende trazer à discussão o atendimento prestado em saúde no município. Por conta disso, propõe a seguinte pergunta: “Quanto tempo você demora, em média, para ser atendido em especialidades médicas em Tatuí?”.

As opções de resposta são: “entre um e três meses”, “entre quatro e seis meses” e “seis meses ou mais”.

A questão surge após entrevista concedida pela secretária municipal de Saúde, Cecília Oliveira França. Conforme ela, um dos principais fatores que causam demora no agendamento das consultas são as faltas dos pacientes.

Segundo a titular da pasta, muitos dos pacientes marcam atendimento (de retorno) e não comparecem à consulta. Além de não informar a equipe da secretaria, alguns dos munícipes solicitam remarcação, atrasando as consultas de pacientes novos.

Podem participar da enquete assinantes e não assinantes do bissemanário, mas, sobretudo, usuários das redes pública e privada de atendimento médico de Tatuí.

A pesquisa será levada “ao ar” na tarde deste sábado, 27, permanecendo aberta para participação até a tarde da próxima sexta-feira, 3, de outubro. A divulgação do resultado final da enquete acontecerá no próximo domingo, dia 5.


Publicidade