Os atrativos turísticos mais significativos, uma parte da história local, atividades de lazer, agenda de eventos e as principais opções de gastronomia na cidade. O “Guia Turístico e Gastronômico Cidade Ternura”, lançado pelo jornal O Progresso em 2016, reúne todas estas informações na segunda edição, que chega aos assinantes neste domingo, 2.
A publicação especial é levada aos leitores do impresso junto com esta edição de fim de semana. O guia ainda pode ser adquirido, gratuitamente, como encarte no jornal, disponível nos pontos de venda avulsa, como as bancas de revista.
Em simultâneo, o jornal já está encaminhando lotes da publicação a pontos de interesse turístico e aos órgãos municipais que atuam na área, como o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (reportagem nesta edição).
Projetado para ser uma inovação, por apresentar, pela primeira vez, um “apanhado” de todas as informações relacionadas ao turismo e à gastronomia da cidade, o guia foi todo renovado em 2017. Além de atualizada, a segunda edição apresenta capa em couchê, papel especial que tem alta qualidade de impressão e mais durabilidade.
Com pauta elaborada a partir de informações interessantes tanto para tatuianos quanto para turistas, o guia chama para as festas e eventos, destaca as tradições locais e detalha as atrações turísticas. Os assuntos são apresentados em reportagens sucintas, cada uma acompanhada por imagens, também atualizadas.
O guia “Cidade Ternura” está dividido em cinco capítulos. No primeiro, consta o calendário cultural e turístico do município. Ele traz informações relativas ao Carnaval de rua e nos clubes, bailes de salão, eventos religiosos e, mais recentemente, os gastronômicos.
Como o próprio nome sugere, o calendário lista as atividades culturais e gastronômicas por meses do ano. As atrações começam em fevereiro e seguem até dezembro, quando a cidade comemora o “Natal Musical”, iniciativa promovida pela ACE (Associação Comercial e Empresarial) e Prefeitura.
Na seção “história”, a publicação explica como surgiram os principais títulos ostentados por Tatuí: “Cidade dos Doces Caseiros”, “Capital da Música” e “Cidade Ternura” – este último, com origem em artigo publicado pelo jornalista Osmar Pimentel no jornal O Progresso, em 14 de outubro de 1934.
Igualmente importante, a figura do escritor tatuiano Paulo de Oliveira Leite Setúbal está presente na publicação. Principal expoente da literatura tatuiana, ele dá nome ao museu histórico do município e a uma das praças centrais.
Na terceira parte, o guia apresenta as atrações turísticas. São 20 páginas contendo informações diversas, entre as quais, sobre a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, a capela de São João do Bemfica (marco inicial da cidade), o Conservatório, a estação ferroviária e as antigas fábricas de fiação.
Também estão presentes informações sobre a Capela do Divino, Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Santuário Nossa Senhora de Fátima, Mercado Municipal “Nilzo Vanni” e o Parque Ecológico Municipal “Maria Tuca”.
Há, ainda, o “Circuito das Praças”, que inclui descrições sobre a Antônio Prado (Concha Acústica), Cesário Mota (“Junqueira”), Matriz, Olívio Junqueira (“chafariz”), São Martinho (“Santa”) e Paulo Setúbal (“Barão”).
O guia ainda apresenta a avenida Cônego João Clímaco de Camargo (avenida das Mangueiras), o Aeroclube de Tatuí e a Fazenda Maria. Espaços como o Sítio do Carroção – único resort pedagógico do Brasil – e o Sítio Santa Rosa complementam a seção informativa.
Abrangendo todas as categorias de bares e restaurantes, a seção dos classificados engloba hotéis, espaços para diversão e arte e prestadores de serviços de locomoção.
De modo a privilegiar estes setores da economia local e reunir o maior número de empreendimentos, o jornal O Progresso manteve a dinâmica da primeira edição, cuja divulgação nos classificados acontece gratuitamente.
Por meio desta iniciativa, o jornal, de um lado, prestigia o comércio do município e, de outro, oferece a quem “degusta” o material a melhor experiência em termos de acesso à informação e de contato com os prestadores de serviços.
Ao compilar dados do turismo e da gastronomia, juntando-se bares, cafés, restaurantes, hotéis e espaços de diversão e arte, a publicação extrapola o caráter primário de informações básicas dos guias comuns, que mais assemelham-se a listas telefônicas com propaganda.
Na prática, além dos visitantes, o guia atende às expectativas dos próprios tatuianos, que passam a conhecer mais a cidade onde residem e a ter um grande volume de opções de serviços e produtos, especialmente na área de gastronomia.
Para impulsionar ainda mais a divulgação da Cidade Ternura, o guia estará totalmente disponível em versão on-line, podendo ser acessado por meio do portal de notícias do jornal, “O Progresso Digital”, pelo endereço eletrônico www.oprogressodetatui.com.br.
Outro aspecto significativo é que, muito antes de a cidade alcançar o título de Município de Interesse Turístico do Estado de São Paulo, o objetivo maior do guia já era promover o potencial da Cidade Ternura como real opção de turismo, exatamente por possuir atrativos a serem, finalmente, (bem) explorados.
A primeira edição, com esse propósito, inclusive, nasceu em um momento em que nada ainda havia de concreto acerca das verbas garantidas pelo MIT. A publicação acabou concluída, assim, apenas com o apoio da iniciativa privada.
Não por acaso, portanto, o guia se somou, de fato, aos esforços da sociedade civil, de autoridades e, particularmente, do Comtur para que Tatuí fosse reconhecida como MIT.
O momento, contudo, ainda é de investir, de plantar. Esta nova edição do guia “Cidade Ternura” é mais uma semente com a expectativa de que, em breve, Tatuí venha a colher incontáveis e belos frutos no turismo.