2º Encontro de Escritores Tatuianos é promovido neste final de semana

Praça da Matriz recebe evento a partir das 10h da manhã deste sábado

Evento promete cultura e “identidade tatuiana” (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

Neste sábado, 3, das 10h às 13h, a Praça da Matriz é o ponto de encontro de autores e leitores no 2º Encontro de Escritores Tatuianos, promovido pelo Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura.

O evento integra as comemorações do Dia Municipal da Literatura Tatuiana, celebrado oficialmente desde 2011 pela lei municipal 4.581, em homenagem a grandes nomes da literatura local, como Chiquinha Rodrigues e Paulo Setúbal.

Com entrada gratuita, o encontro tem como principal proposta “valorizar os escritores tatuianos e fomentar a produção literária na cidade, criando um espaço de visibilidade, diálogo e aproximação entre autores e leitores”. Cada participante tem seu espaço para exposição de livros, autógrafos e bate-papo com o público.

Idealizado pelos produtores culturais Donny Barros e Rogério Vianna – ambos reconhecidos pelo trabalho contínuo em prol da cultura local -, o evento “promete reunir diversidade de estilos e gerações literárias, reforçando o papel da literatura como pilar da identidade de Tatuí”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura.

Entre os destaques desta edição, estão autores que trabalham com poesia, romance, literatura infantil, fantasia, espiritualidade e pesquisa histórica.

Entre eles, estão Christian Pereira de Camargo, jornalista, pesquisador de história e escritor. “Suas produções são essenciais para o resgate e a preservação da memória local, contribuindo para o entendimento da cidade e sua identidade”, aponta a assessoria.

Victor Lisboa é outro autor, designer de moda, ilustrador e escritor de livros infantis. “Seu trabalho é uma fusão criativa entre moda e literatura, com destaque para os projetos ‘Alice Ventura’ e ‘Sabido, o Leão Frederico’, que não apenas encantam crianças, mas também educam com valores e imaginação”, segue a assessoria.

Renato J. Mello também estará presente. Ele é advogado e servidor público, apresentando literatura de ficção e fantasia, com obras como “O Arqueiro Dourado”, “Pé Vermelho no Museu” e “Canções ao Luar”. Premiado duas vezes no “Galardão” do Concurso Paulo Setúbal.

Raquel Prestes, professora, escritora e contadora de histórias, dedica-se ao público infantojuvenil, sendo autora de “Tatu Cantarola” e outras obras premiadas. “Seu trabalho é fundamental para o incentivo à leitura nas escolas e para a formação de novos leitores”, sustenta a assessoria do Executivo.

Já Erasmo da Rosa, autor da obra “Curados Devocionais”, foca a escrita “na espiritualidade e na reflexão pessoal, explorando temas profundos e de autoconhecimento”, afirma a assessoria.

Kennedi Kaio Lazzari de Sousa, poeta e escritor, tem mais de 140 mil seguidores nas redes sociais. Com livros como “Sinta-se Poetasia” e o e-book “Ser e Não Ser Eu”, “ele se dedica a promover a literatura de forma acessível e envolvente”, afirma a assessoria.

Anne Valerry (Ana Valéria Campos de Almeida Pereira) é autora de “Uma Linda História de Amor” e “A Dama das Lavandas”, obras que lhe garantiram sete prêmios literários Paulo Setúbal. “Seu trabalho se destaca pela capacidade de emocionar e cativar os leitores”, segundo a assessoria do Executivo.

Fernnanda Quésia Rodrigues Alves é escritora, dramaturga, atriz e arte-educadora, atuando na formação cultural de crianças e jovens. Em 2025, ela lançará o primeiro livro infantil, “Eulívia e Olli e Os Segredos do Museu”, inspirado em sua dramaturgia para o Museu “Paulo Setúbal”.

Maikon Douglas Batista Damião, autor da série “Saga Guardiões do Destino”, mistura fantasia, aventura e ficção, “conquistando espaço na literatura juvenil com sua narrativa envolvente”, indica a assessoria.

Emerson Tereziano Lemes de Souza está em fase de escrita e “promete, em breve, trazer novas perspectivas para o cenário literário de Tatuí”, segundo anunciado pela assessoria da prefeitura.

Maria Cristina Siqueira, escritora e poetisa, por sua vez, é autora dos livros de poemas “Papel”, “A Carne da Noz”, “Por Trás dos Muros” e do infantojuvenil “Eu Comigo Conversando com o Umbigo”.

Cristina também é idealizadora do projeto “Livro de Rua em Tatuí”, que utiliza os muros da cidade como tela para a poesia. “Sua carreira é marcada por prêmios importantes e a atuação em diversas frentes culturais, como a música e a decoração”, acentua a assessoria.

Maria Isabel Cardoso Zattera Meira, com formação em letras, pela UFSCar, e flauta choro, pelo Conservatório de Tatuí, une literatura e música em suas obras. Possui três livros publicados pela Editora Pedro & João.

Elidia Maria de Campos, escritora e professora de humanas, dedica-se à poesia e à criação de contos no site “Recanto das Letras”. Além da carreira literária, é atleta veterana e integrante do Grupo Amigos da Seresta.

Rubens Antônio da Silva (Rubens Oficial), poeta e escrito, tem obras como “Murmúrios do Coração” e “Momentos Delicados”. “Participante de várias antologias e premiado em concursos de renome, Rubens é um dos principais nomes da poesia tatuiana”, conclui a assessoria de comunicação da prefeitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui