Da reportagem
Aconteceu na tarde de terça-feira, 12, a entrega de 228 apartamentos do Conjunto Habitacional “José Elias Saad”, que compreendem o empreendimento “Tatuí H”.
As unidades habitacionais são fruto de convênio municipal celebrado com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, do governo do estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU). A prefeitura fez a doação do terreno do empreendimento, de 17,4 mil m² ao lado do bairro Inocoop.
A cerimônia, realizada no próprio local, contou com a presença: do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; do secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do governo do estado, Marcelo Cardinale Branco; do presidente da CDHU, Silvio Vasconcellos; e do assessor da deputada estadual Maria Lúcia Amary, Gabriel Luvizotto.
Também estiveram presentes os vereadores: Antônio Marcos de Abreu (Republicanos), Paulo Sérgio de Almeida Martins (PSD), João Francisco de Lima Filho (Solidariedade), Valdir de Proença (Podemos), Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PSD) e José Eduardo Morais Perbelini (Republicanos).
Por fim, ainda compareceram secretários municipais e famílias contempladas, que foram selecionadas por meio de sorteio público da CDHU, ocorrido em 2020, na Concha Acústica Municipal.
Com investimento total de R$ 49,3 milhões, os apartamentos do Conjunto Habitacional “José Elias Saad” têm dois dormitórios, sala, varanda, cozinha, banheiro, lavanderia e área útil entre 47m² e 49 m². Eles também têm pisos cerâmicos em todos os cômodos, azulejos nas paredes, medidores de água individualizados, acessibilidade e infraestrutura completa.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, “o financiamento destes imóveis segue as diretrizes da Política Habitacional do Estado de São Paulo, que prevê juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários-mínimos”.
“Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo de 30 anos, já que o contrato sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, índice oficial do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)”, completa.
“Hoje foi um dia emocionante para Tatuí! Ver a felicidade destas 228 famílias recebendo as chaves do seu novo lar é o que nos motiva a trabalhar cada vez mais para a dignidade e o bem-estar de cada cidadão. Agradeço ao governador Tarcísio de Freitas e ao secretário Marcelo Branco por acreditarem nesse sonho ao nosso lado”, discursou o prefeito.
Cardoso Júnior também aproveitou a oportunidade para agradecer a reeleição, acontecida dia 6 de outubro: “Vocês podem ter certeza de que Tatuí será outra a partir dos próximos anos, na geração de empregos, na segurança e em muitas coisas boas. Nós começamos a plantar, e já está saindo do papel”.
“Nós temos a Marquespan, que, no dia 1º de abril (de 2025), inaugura sua quarta unidade com mais 1.250 novas vagas de emprego; a Santista, com mais 200 vagas de emprego; a Yazaki, com mais 400 vagas de emprego; e temos o monitoramento de toda a cidade com câmeras de longo alcance, hoje já sendo conectadas com a Secretaria de Segurança Pública”, informou.
“O governador Tarcísio tem uma preocupação enorme com essa conexão entre todos os municípios para cuidar da segurança do nosso estado. Nós somos a primeira cidade da Região Metropolitana de Sorocaba que faz essa interlocução juntamente com a Secretaria de Segurança Pública, e cidades maiores como Sorocaba, Itu e Itapetininga estão usando a nossa muralha eletrônica como padrões de segurança em suas cidades”, completou.
O prefeito também agradeceu ao secretário Branco “por um trabalho excepcional à frente da secretaria”. “Ele esteve aqui em Tatuí no ano passado, entregando 1.100 unidades no bairro Caguassu, e hoje está presente com as novas unidades que estamos entregando”, enfatizou.
Branco falou que, desde o plano de governo de quando o governador ainda era candidato, ele insistia na área da habitação. Segundo ele, um dos objetivos de Freitas era aumentar a quantidade de unidades entregues.
“Os governos anteriores fizeram 15, mil 20 mil ou 40 mil em cada período de governo, e nosso objetivo é fazer 200 mil. Vamos buscar recursos públicos para isso, buscando iniciativa privada e viabilizando o governo”, sustentou.
O secretário ainda aproveitou para agradecer a Cardoso Junior pela “parceria, ideias que leva para gente e problemas que apresenta na secretaria”.
“Estou lá (como secretário) há menos de dois anos e já estive com o Miguel umas cinco ou seis vezes lá na secretaria, fora as vezes que estive aqui. Ele é um prefeito que conhece o problema de cada um de vocês, conhece cada bairro e cada coisa que perturba ou atrapalha a vida de vocês que moram na cidade”, apontou.
“Essa é a verdadeira junção de esforços e a verdadeira parceria que faz com que o estado de São Paulo seja cada vez mais forte, sendo um governo de estado que faz muito, mas que confia nos prefeitos e parceiros que temos administrado cada uma das cidades”, continuou.
Também estiveram presentes na cerimônia os familiares de José Elias Saad, que dá nome ao conjunto habitacional. Renata Saad e Eduardo Saad, filha e irmão do homenageado, respectivamente, relataram estar “muito felizes”.
“De uma forma ou de outra, sentimos que ele recebe esse carinho. Vemos que muitas vidas estão sendo mudadas e desejamos que ele receba a alegria pertencente a cada um aqui”, comentou Renata.
Ao jornal O Progresso de Tatuí, o secretário afirmou que o governo do estado já fez a entrega de 40 mil unidades habitacionais. “Hoje, estamos fazendo a entrega de 228 apartamentos de aproximadamente 45 m². E as famílias, a partir de hoje, começam a receber as chaves e fazer as mudanças”.
Ele ainda lembrou que, no mesmo dia, na região, tinham sido entregues, aproximadamente, mil unidades espalhadas, sendo 228 em Tatuí, 222 em São Miguel Arcanjo e 538 em Itapetininga.
“Completamos, hoje, 40 mil unidades entregues no estado, e temos em construção 107 mil, sendo um dos maiores programas habitacionais que São Paulo já teve”, finalizou.
Já o prefeito afirmou que “a moradia é uma das maiores dignidades que se tem”. “Acabei de falar com um senhor de aproximadamente 75 anos, que paga R4 1.000 de aluguel e, a partir de agora, estará na sua casa própria. É uma alegria enorme poder ajudar essas famílias”, acentuou.
Cardoso Júnior ainda informou que, há aproximadamente um mês, fez a assinatura, em Sorocaba, de mais cem imóveis para o bairro Santa Emília e 220 para o Pacaembu. “Temos também o ‘Vida Longa’, mais 22 unidades mobiliadas para idosos que vivem em áreas de risco e em situações de vulnerabilidade”, antecipou.
“Conseguimos uma fase do programa e cadastramos mais uma, para que talvez consigamos outra fase do ‘Vida Longa’. Irei continuar indo para São Paulo, ‘batendo na porta’ e lutando pelas pessoas da nossa cidade”, finalizou o prefeito.