1º Walkin’ Night reúne empresários em Tatuí para empreendedorismo

Com apoio do grupo One7, evento integra plataforma Walking Together

Encontro reúne empresários para troca de experiências (Foto: Juliana Jardim)
Da reportagem

Na noite de terça-feira, 30 de janeiro, o espaço Emílio Lounge Club recebeu o primeiro Walkin’ Night em Tatuí. O evento, promovido pela plataforma Walking Together, tem como objetivo “gerar impacto econômico e social, exclusivamente, às cidades com até 300 mil habitantes do Brasil e do mundo”.

Apoiado pelo Grupo One7, o encontro recebeu empresários para uma espécie de networking, estimulando a troca de experiências, ideias, empreendedorismo, negócios e estilo de vida, por meio, entre outras, da ação “suba no caixote”. Nela, os participantes tiveram até dois minutos para contarem um pouco da história e do propósito de suas respectivas empresas.

O responsável pela área de inovação e expansão da ação, Marcelo Arruda, contou que o 1º Walkin’ Night em Tatuí teve como propósito “reunir formadores de opinião para que possam, de alguma forma, contribuir com a região, estabelecendo um ambiente propício para o crescimento econômico e sustentável em cidades de até 300 mil habitantes”.

A conexão entre os empresários, segundo Arruda, ajuda na captação de ideias como forma de inovação de empresas nos projetos e, ainda, na vida pessoal dos participantes. “A gente acredita que essa conexão é muito importante”, observou.

De acordo com ele, o encontro é uma troca de experiência sobre inovação e tendências, sempre fora dos grandes centros e de uma maneira informal e descontraída. “A gente recebe as pessoas que vêm compartilhar um pouco das experiências delas, sejam pessoas locais ou globais”, acrescentou.

A iniciativa, segundo ele, também direciona esforços para atender aos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), da Organização das Ações Unidas (ONU), para cidades e comunidades, visando expandir a influência regional.

O acordo com a organização foi anunciado no dia 10 de outubro do ano passado, tendo a plataforma recebido a chancela para ser a porta-voz do “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11”, do Pacto Global da ONU no Brasil.

O chamado ODS 11 tem por objetivo tornar os municípios e assentamentos humanos “inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis” até 2030.

João Paulo Fiuza, CEO do Grupo One7, comentou que a colaboração da companhia está alinhada com um dos principais objetivos do Walking Together: o desenvolvimento da comunidade. E ressaltou a importância para a cidade em contar com uma rede de apoio por meio da união de empresários.

Ele disse acreditar que a ação também impulsiona o empreendedorismo local. Em razão disso, sustentou a importância da participação do grupo em ações que fomentem e contribuem para o crescimento do município.

“Acreditamos muito no potencial de desenvolvimento que há aqui (em Tatuí) e que, muitas vezes, está, de uma certa forma, não sendo explorado na sua potência máxima – pelo contrário, inclusive, rodando em frequência mínima”, observou Fiuza.

“Então, entendemos que, pela capilaridade que a One7 tem hoje e pela rede de contatos que ela conseguiu formar, temos como dividir e multiplicar isso na cidade”, defendeu.

Fiuza reforçou o apoio do grupo One7 para que a plataforma contribua para os objetivos estabelecidos pela ONU por entender ser a “mesma essência” da empresa.

E sustentou que, além do objetivo de gerar resultados e, consequentemente, lucros, a função do Grupo One7 “vai muito além”. “Buscamos promover iniciativas que valorizam e fomentam a atividade empreendedora em pequenas cidades, indo além das grandes metrópoles”, apontou.

“O Walking Together é um modelo transformador capaz de romper fronteiras, conectando pessoas em pequenas cidades, todas motivadas por causas comuns e participantes ativas de um programa com alto poder de multiplicação”, detalhou Fiuza.

“Estamos muito felizes em conseguirmos, além de patrocinarmos uma série de cidades que envolvem o Walking (Together), trazer para Tatuí, que é o local onde vivemos e acreditamos no potencial de desenvolvimento. É motivo de satisfação e orgulho”, concluiu o CEO da One7.

Arruda ainda reforçou que a ideia do projeto é “totalmente apolítica e apartidária”. No entanto, disse apoiar a participação de políticos quando “se mostram interessados.”

“Recebemos e apoiamos, desde que eles (políticos) queiram participar. Nós, no entanto, não damos palco para político. Realmente, queremos pessoas que são empreendedoras. Sabemos que tem muitos políticos que são bons e fazem um bom trabalho. Então, não temos problema nenhum em recebê-los, mas sempre prezando pela isenção”, acentuou.

“Uma história pode mudar a direção de alguém e essa pessoa pode fazer a diferença para uma cidade inteira”, concluiu Arruda.
Claudia Zacarelli, publicitária e líder do Walking Together em Tatuí, informou terem sido convidados 33 empresários, os quais tiveram a possibilidade de repassar o convite para mais duas pessoas, totalizando 99 participantes.

“É uma ideia de multiplicação de contatos. É networking mesmo”, afirmou, acrescentando ser propósito da ação reunir “pessoas que têm grandes projetos”. “Hoje, estamos em mais de 70 cidades pelo mundo. O objetivo é chegar a mais 2.000”, salientou.

Plataforma

O Walking Together (traduzido para o português, “caminhando juntos”) teve início em 2010, como forma de auxiliar na descoberta de vocações de pessoas e cidades nas quais a plataforma promove os eventos.

A iniciativa está presente em 67 municípios brasileiros e nos países: Canadá, Austrália e Noruega. Até dezembro deste ano, a “WT” espera alcançar 200 cidades brasileiras e 20 estrangeiras.