1º monumento restaurado já está de volta à avenida Firmo

365

Com vistas aos títulos de Capital da Música e Município de Interesse Turístico (MIT), a Prefeitura está restaurando os monumentos dedicados aos seus tradicionais músicos. O monumento “O Maestro”, instalado em 2008 na avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo, foi o primeiro a receber os reparos, já concluídos.

A ação envolveu o criador do monumento, o artista plástico Cláudio Camargo, que realizou todo o serviço de restauro no ateliê dele. O trabalho teve início no dia 17 de outubro e foi concluído em 21 de novembro, quando a peça foi reinstalada na avenida.

A meta da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude é restaurar os outros dez monumentos em até um ano. Todos eles são de autoria de Cláudio Camargo: os músicos Bimbo Azevedo, Nacif Farah e João Baptista Del Fiol e os seresteiros Paulinho Ribeiro, Noel Rudi, Zé Fiuza, Ditinho Rolim, Joãozinho do Irineu, Osmil Martins e Raul Martins.

Os recursos para os restauros vieram da família Setúbal, que colaborou com a “Semana Paulo Setúbal”, tradicionalmente realizada para valorizar a memória do escritor tatuiano e os valores culturais locais, em sua edição de 2017.

“O Maestro” foi a primeira obra a ser escolhida para o restauro. A segunda é a do músico Bimbo Azevedo, que já foi retirada da Praça da Matriz.