1ª edição da Copa Cras de Futsal é promovida no ‘Ginásio Municipal’





Cerca de 40 adolescentes e jovens, com idade entre 16 e 18 anos, participantes do programa Ação Jovem, realizaram, em dezembro, a 1ª Copa Cras de Futsal, no Ginásio de Esportes Municipal “Araão Donizetti de Araújo Guerra”.

O projeto foi fruto de parceria entre as Secretarias de Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social e a de Esportes, Lazer e Juventude.

A copa foi disputada entre quatro equipes, divididas entre jovens de diversas localidades da cidade. Os dois times finalistas foram premiados com troféu, e todos os atletas participantes ganharam medalha. A equipe Real Madri conquistou a competição, vencendo por 4 a 2 a equipe Manchester.

O evento teve o objetivo de “democratizar o acesso a espaços públicos, despertar nos jovens e adolescentes os sentimentos de pertencimento, solidariedade e respeito”, além de “proporcionar a oportunidade de se participar de uma ação conjunta no exercício da cidadania e da prática esportiva, como também apoiar e complementar as ações executadas pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social)”.

O coordenador do Cras Setor Sul, Edmar Almeida Pereira chamou a atenção para a importância da integração por meio do esporte.

“As atividades esportivas têm um grande papel transformador e socializador. Nesse evento, foi possível reunir os jovens que participam do programa Ação Jovem e que residem em diversos locais do município, e isso foi muito bom”, comentou ele.

Pereira ressaltou que “as disputas foram amigáveis e divertidas”, comprovando e atendendo às propostas do programa, “que é proporcionar a integração e a inclusão social”.

“As partidas ocorreram em clima de confraternização, igualdade e o respeito comum, destacando que a boa convivência em grupo é capaz de desenvolver condutas que, certamente, resultarão em ações benéficas voltadas ao grupo, à comunidade, às instituições e ao próprio indivíduo”, sustentou.

O secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Júnior, destacou a estrutura criada para o esporte na cidade e o fato de que a secretaria gerencia os eventos e ainda oferece oportunidade para que as pessoas possam iniciar a prática esportiva. O secretário disse acreditar que “o esporte é um dos jeitos mais eficientes de mudar vidas”.