1ª ‘Copa Craques do Futuro’ chega as finais após oito meses de disputa

258





Iniciada em abril, a “Copa Craque do Futuro” chega à final neste sábado, 7. A primeira edição do torneio definirá seus campeões depois de oito meses, 171 jogos e 478 gols.

As partidas decisivas acontecem no campo do Sindimetal (Sindicato dos Metalúrgicos), a partir das 8h30. O acesso é feito após o Jardim Lírio, pela estrada vicinal Moisés Martins, que liga o centro da cidade ao distrito de Americana.

Ao todo, 54 equipes de oito cidades (Boituva, Cerquilho, Itapetininga, Itapeva, Sorocaba, Tietê, Torre de Pedra e Tatuí) inscreveram equipes. Os times participaram de disputas em quatro categorias: sub-11 (para atletas nascidos em 2002 e 2003), sub-13 (2000 e 2001), sub-15 (1998 e 1999) e sub-17 (1996 e 1997).

Em função do sistema de jogo, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude dividiu os times em duas séries, denominadas de “ouro” e “prata”. Por meio da assessoria de comunicação, a pasta informou que as divisões das equipes participantes seguiram “critérios de aproveitamento técnico”.

A final da série “prata” será disputada por: Associação Atlética Santa Rita (Tatuí) e Clínica de Futebol (Boituva), na categoria sub-11; Geração Futuro (Tietê) e Seleção (Cerquilho), na sub-13; Clube de Campo (Tatuí) e Geração Futuro (Tietê), na sub-15; e Clube de Campo (Tatuí) e Seleção (Boituva), na sub-17.

Na “ouro”, jogarão: Clube de Campo (Tatuí) e Meninos de Tietê (Tietê), na sub-1; XI de Agosto (Tatuí) e Meninos de Tietê, na sub-3; e entre Bom de Bola (Tatuí) e D-Rac (Itapetininga) que fazem final nas categorias sub-15 e sub-17.

Além de ter a chance de conquistar troféus e medalhas, a Prefeitura informou que os atletas serão analisados por olheiros de “dois clubes reconhecidos nacionalmente”. Lucas Góes, coordenador das categorias de base do Desportivo Brasil, de Porto Feliz, e Diego Rodrigo Medeiros, observador técnico do Atlético Paranaense, estarão acompanhando as partidas finais.

Em nota, o secretário municipal de Esporte, Miguel Lopes Cardoso Junior, disse que a competição reforça o “foco da pasta no trabalho de base”. Junior citou que três equipes (sub-13, sub-15 e sub-17) do município conquistaram títulos no “Campeonato Estadual de Futebol” entre outubro e novembro.

O secretário disse, também, que a Prefeitura realizou, durante as férias de julho, a “Supercopa Craques do Futuro”, reunindo escolinhas de “clubes importantes”. Entre eles, Cruzeiro, Fluminense, Internacional, Grêmio, São Caetano e Guaraní.

A competição promoveu “a melhoria técnica dos atletas através do intercâmbio com outros jogadores”. “Mesmo com as dificuldades desse primeiro ano, conseguimos excelentes resultados, seja do ponto de vista estrutural, da realização de eventos e do estímulo a novas modalidades”, disse Junior.

“Os números da ‘Copa Craques do Futuro’ servem para quantificar a importância de mais esse evento bem-sucedido”, concluiu o secretário, por meio de nota.