Tatuí é finalista do prêmio “Top Destinos”

    Município está entre os cinco melhores classificados da categoria “Turismo Cultural”

    121
    Prêmio é destinado a municípios que promovem ações para incentivar o turismo (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    Siltec

    Tatuí foi eleita uma das cinco cidades finalistas do Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria “Turismo Cultural”, ao lado de Brodósqui, Holambra, Iguape e São Luiz do Paraitinga.

    O anuncio foi feito na semana passada, à prefeita Maria José Vieira de Camargo e ao secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli.

    O prêmio foi instituído pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e pela Skal Internacional São Paulo. A votação das cidades é feita pelo público em geral, por meio da internet.

    A premiação, tida como “um reconhecimento às cidades que acreditam e valorizam o turismo como fonte de riqueza e autoestima à população”, foi lançada, em 2016, durante a Abav Expo – considerada a mais importante feira de turismo do Brasil.

    As ações e campanhas realizadas são de responsabilidade dos municípios e vêm mobilizando agentes públicos e líderes empresariais em diversos eventos que visam estimular os debates e ações voltados ao mercado do turismo.

    Publicidade
    Siltec

    Os municípios classificados foram avaliados por uma comissão julgadora, que os selecionou nos segmentos: aventura, cultural, ecoturismo, esportes, estudos e intercâmbio, náutico, negócios e eventos, pesca, religioso, rural, saúde, social, sol e praia, parques temáticos, compras e gastronômico.

    A categoria Turismo Cultural avalia “as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura”. Na edição anterior, Tatuí foi premiada na categoria “Estudos e Intercâmbio”.

    De acordo com César Augusto de Araújo, vice-presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), o próximo passo para as cinco cidades finalistas da categoria é apresentar um documentário com os atrativos turísticos e toda a programação cultural da cidade para a ADVB.

    “Este material está sendo providenciado pela Secretaria de Turismo e, depois, pode influenciar na decisão final”, explicou Araújo. Nesta etapa, haverá votação popular e avaliação profissional.

    A partir desta quinta-feira, 10, até o dia 15 de novembro, estará aberta a votação no endereço https://votetop.com.br/votar/cultural, onde os municípios da mesma categoria concorrerão entre si.

    Além do critério de votação popular, uma comissão julgadora, formada por especialistas em turismo, marketing e comunicação, avaliará profissionalmente os municípios. O anúncio dos vencedores de cada segmento ocorrerá no dia 22 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

    Araújo destaca que, para a cidade, a classificação representa a confirmação do potencial turístico. Ele lembra que Tatuí é MIT (município de interesse turístico), desde 2017, e busca elevação ao título de estância turística.

    “Esta é a concretização de que a cidade tem potencial. Além disso, este prêmio é muito importante porque nos coloca em evidência no cenário turístico não só do estado de São Paulo, mas também de todo o Brasil, já que a divulgação é nacional”, salientou o vice-presidente.

    Ele ainda ressalta que o prêmio deve ajudar a cidade na busca pelo título de estância. “A classificação nos qualifica cada vez mais. Pode-se dizer que é quase um pré-requisito para àqueles que queiram tornar-se estância, já que é uma votação popular e tem uma banca que examina tudo que a cidade tem de atrativos”, concluiu Araújo.

    Publicidade
    Siltec

    DEIXE UMA RESPOSTA

    entre com sua mensagem
    entre com seu nome