Jornada de Regência Coral inscreve interessados até o final deste mês

Evento contará com participação de regente de universidade dos EUA

0
93
Jornada é coordenada pela maestrina Cibele Sabioni e inclui aulas práticas e palestras (foto: AI Conservatório)
Publicidade
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Seguem até o dia 31 deste mês as inscrições para a Jornada de Regência Coral do Conservatório de Tatuí. O evento será realizado entre os dias 8 e 9 de novembro, em cooperação com a ACDA (American Choral Directors Association).

A jornada integra as atividades do Programa de Intercâmbio Internacional de Regentes de Coros, que trará para a Capital da Música o regente norte-americano Alan Stevens, da Universidade Estadual do Tennessee (EUA).

Renovação de conhecimento musical, ampliação de repertório, atualização de técnicas de ensaio e estudo, e a troca de experiências entre participantes e instituições estão entre os principais objetivos da jornada, que é direcionada a profissionais e estudantes de canto e regência coral de todo o país.

As inscrições custam R$ 20. Professores e alunos regularmente matriculados no Conservatório estão isentos da taxa e podem inscrever-se gratuitamente. Após o prazo, é possível participar, mas mediante pagamento de taxa de R$ 30.

Os primeiros 40 candidatos inscritos no evento com pagamento da inscrição confirmado terão direito a alojamento gratuito – desde que tenham a partir de 18 anos de idade e não residam em Tatuí. Quem tiver interesse em uma dessas vagas deve informar no campo específico da ficha de inscrição.

Uma vez habilitado a usar o alojamento, o participante deve seguir todas as normas previstas no regimento da instituição. Pede-se aos usuários que tragam roupas de cama, banho e objetos de higiene pessoal, pois não serão fornecidos. A alimentação e o deslocamento do alojamento até o local de realização das atividades também ficarão por conta dos participantes.

De acordo com a coordenadora da jornada, Cibele Sabioni, a programação incluirá aulas práticas de regência coral, palestras, ensaios abertos e concerto. No dia 8 de novembro, haverá uma abertura às 9h30, com apresentação do regente convidado. Em seguida, o Coro Sinfônico Jovem e o Coro de Câmara do Conservatório de Tatuí farão um ensaio aberto.

Publicidade

À tarde, Stevens fará o workshop “Gestual do regente: comunicando o som através do gesto”. Os Coros de Câmara e Sinfônico Jovem se apresentam à noite, também sob a regência do convidado.

A jornada continua na quinta de manhã, dia 9, com o workshop “Homens na canção: as vozes masculinas no coro”, dirigido por Alan Stevens. À tarde, Cibele ministrará a palestra “Começando um coro do zero: material de apoio ao regente iniciante”.

Participantes que cumprirem pelo menos 75% da programação receberão certificado no encerramento do evento, previsto para as 17h do dia 9 de novembro. Certificados que não forem retirados ficarão à disposição no centro de produção do Conservatório de Tatuí.

O regente Stevens é diretor associado de atividades coral e coordenador de educação musical vocal na Universidade Estadual do Tennessee (EUA), onde lidera o Bucs Worth Men’s Choir e Greyscale, um conjunto vocal não acompanhado que explora uma fusão de estilos. Seus coros colaboraram com Alice Parker, Ola Gjeilo, Daniel Gawthrop, Chanticleer, New York Voices e muitos conjuntos locais.

Stevens mantém um cronograma de ação ativo além da academia. É diretor artístico do Appalachian Men’s Ensemble (Johnson City, TN) e diretor artístico do Knoxville Gay Men’s Chorus (Knoxville, TN). Regente selecionado pelo comitê de revisão de pares para representar os Estados Unidos no Programa de Intercâmbio Internacional de Regentes de Coros pela ACDA (um dos 32 condutores selecionados no país).

A coordenadora Cibele Sabioni é mestre em ensino das práticas musicais pela Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), sob a orientação do professor Eduardo Lakschevitz.

Professora de regência coral no Conservatório de Tatuí. Regente do Coro Sinfônico Jovem e do Coro de Câmara da mesma instituição, onde também atua como professora na área de canto coral. A regente foi selecionada pelo comitê de revisão de pares para representar o Brasil no Programa de Intercâmbio Internacional de Regentes de Coros pela ACDA. Regente convidada pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão) para fomentar e implantar o Coral da instituição, em 2016.

É formada em regência instrumental pelo Conservatório de Tatuí. Bacharel em instrumento, piano, na Universidade de Bauru, com especialização em Havana (Cuba).

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Publicidade