Instalação “ruínas” segue como atração cultural do Sesi de Tatuí

Trabalho de Andrey Zignnatto pode ser visto de segunda a sexta-feira

0
2677
Instalação no Sesi visa reflexão sobre o conceito da reconstrução (foto: Michel Rios)
Publicidade
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Continua em cartaz, na unidade do Sesi (Serviço Social da Indústria) de Tatuí, a instalação “Tudo é Sempre Construção, e Também Ruínas”. O público pode conhecer o trabalho, assinado pelo artista plástico Andrey Zignnatto, gratuitamente.

As visitas acontecem das 9h às 19h, na avenida São Carlos, 900, na vila Dr. Laurindo. Lá, está montada a instalação que consiste em um muro de tijolos baianos. A parede tem quase todos os tijolos quebrados e para fora da estrutura de cimento.

De acordo com o artista, eles formam uma espécie de ruína, sobre uma construção ainda em desenvolvimento. A obra mostra “as entranhas” de uma parede e consiste em um questionamento a respeito dos excessos de consumismo e a constante reconstrução, seja da identidade ou das necessidades dos brasileiros.

A instalação é baseada na frase “Aqui tudo parece que era ainda construção e já é ruína”, de Claude Lévi-Strauss, dita por ocasião da visita dele ao Brasil. Por meio do trabalho, Zignnatto tenta reproduzir o paradoxo da cultura brasileira.

O artista informa que o propósito é debater a respeito do consumismo enraizado que compele à constante construção e reconstrução dos entornos das pessoas, o que pode ser considerado como reflexo de uma construção social vulnerável.

Zignnatto nasceu em Jundiaí, em 1981. Autodidata, ele tomou como um de seus eixos formais o tijolo, a partir da própria vivência em olaria, onde trabalhou por quatro anos como assistente de pedreiro. Variadas séries surgiram do embate entre a experimentação formal e o conceito que o artista desejara enfatizar.

De 2012 a 2015, Zignnatto acumulou mais de uma dezena de premiações e participações em salões, mostras coletivas e individuais. Entre eles, destaca-se o Prêmio Honra ao Mérito – Arte e Patrimônio, organizado pelo Iphan/MinC e as exposições Territórios Forjados, na Funarte, em São Paulo, em 2015; Temporada de Exposições 2015, do Paço das Artes, na capital; e Umbrella 18º Festival Cultural Inglesa, no British Culture Center, em 2014.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome