Iniciado projeto na rede pública de ensino





Angela Sartori

Crianças participam do Núcleo de Educação Ambiental no Parque Ecológico ‘Maria Tuca’

 

Alunos do 4º, 5º e 6º ano das Escolas de Ensino Fundamental “Prof. Alan Alves de Araújo”, “Profª. Sarah de Campos Vieira dos Santos”, “Profª. Lígia Vieira de Camargo Del Fiol” e “Prof. Eugênio Santos” estão, desde quinta-feira, 22, participando do Núcleo de Educação Ambiental “Rita Correa Coelho”, no Parque Ecológico “Maria Tuca”.

Conforme a secretária da Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, como o projeto ainda está no início, somente algumas escolas foram contempladas, mas a intenção é expandir. “Estamos fazendo, primeiramente, com esses alunos e, depois, vamos chamar mais”, explicou.

Ela afirma que as unidades escolhidas, com exceção da “Lígia”, são escolas que não participam do projeto “Mais Educação”, que oferece, entre outras, atividades relacionadas ao meio ambiente.

De acordo com nota divulgada pela assessoria de comunicação da Prefeitura, o projeto foi instituído no final de 2012, mas não chegou a ser implantado.

As aulas acontecem no contraturno escolar.

Os alunos que estudam de manhã vão ao projeto no período da tarde e os que estudam à tarde frequentam o núcleo pela manhã. Nas terças, quintas e sextas, as aulas são dadas no período matutino e nas segundas, quartas e sextas-feiras, à tarde.

Conforme Ângela, 80 crianças frequentam as aulas em cada período, totalizando 480. Ainda de acordo com ela, os alunos não são obrigados a comparecer. Foi feita reunião de professores com pais e responsáveis, para apresentar o projeto e para eles decidirem se as crianças iriam participar ou não.

Ângela afirma que o objetivo das aulas é que as crianças possam aprender conceitos relativos ao meio ambiente em um espaço integrado à natureza.

“Eles têm um contato diretamente com a natureza, têm aulas práticas, aulas de meio ambiente, de recreação, horta e ateliê sustentável”.

Segundo a assessoria de comunicação, as aulas sobre o meio ambiente são dadas pela bióloga Marília de Camargo Barros Carriel; de recreação, por Altair Benedito Vieira; horta, por Júlio Reinaldo Menezes; e ateliê sustentável, por Darlison Mariano de Barros.

A professora e supervisora da rede municipal de Educação, Sílvia Regina do Canto e Silva, é responsável pela gestão pedagógica do projeto, a coordenadora é Marcele Taborda da Silva.

Ângela acredita que as crianças, frequentando o projeto, “podem expandir o conhecimento e levar os ensinamentos aos colegas, ao lar e à própria vida pessoal deles”.

“O que facilita o aprendizado é que as aulas são destinadas direto no meio ambiente, eles vão plantar, vão para a roça, fazer trilha, vão estudar a parte ambiental na prática”.

“As crianças estão amando, porque, na escola, elas têm o conhecimento só na teoria, e a prática é muito melhor. Eu estive presente em uma das aulas e pude ver a alegria e motivação delas em estar lá, ‘colocando a mão na massa’ diretamente”, afirmou Ângela.

De acordo com ela, com o projeto é mais fácil, também, os alunos aprenderem mais sobre a preservação, consciência e meio ambiente. “Eles acabam assimilando melhor o conteúdo”, acrescentou.

“Hoje em dia, é essencial trabalhar o meio ambiente, e eu sinto que eles estão muito motivados. Eles relatam que, na casa, já falaram para os pais para separarem o lixo reciclado, pois aprenderam que prejudica o meio ambiente se não separarem”, finalizou Ângela.

De acordo com a assessoria de comunicação, o transporte e alimentação dos alunos são de responsabilidade da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo.

“É uma grande alegria ver nossos alunos estimulados, motivados com esse novo curso que pretende levar conhecimento de uma maneira divertida, para que o respeito ao meio ambiente seja incorporado ao dia a dia de nossos alunos e os acompanhem ao longo de toda vida”, afirmou o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu.