Iniciada campanha de vacina contra a raiva em cães e gatos





AC Prefeitura

Animais da zona rural serão os primeiros a receberem imunizações

 

A Secretaria Municipal da Saúde deu início nesta semana à 1ª etapa “Campanha de Vacinação Antirrábica”. Voltada para imunização de cães e gatos, a ação é coordenada pelo Setor de Zoonoses, abrangendo 28 bairros da zona rural.

De acordo com cronograma divulgado pela assessoria de comunicação da Prefeitura, a vacina teve início no bairro Barreiro Rico. De lá, seguirá para o Guarapó de Baixo, Caaguaçu, Lagoa Vermelha, Rio das Pedras e Guarapó dos Andrés.

Os agentes do setor responsável pela imunização também percorrerão: Fragas, Turvo, Fazenda Shigueno, Moinho Velho, Pederneiras, Portal das Nogueiras, Bairro Enxovia, Enxovia de Cima, Jurumirim, Santa Adelaide, Tanquinho, Novo Horizonte, Água Branca, Jardim Gramado, Queimador, Campinho, Congonhal, Mirandas, Oliveiras, Guaxingú, Boa Vista e Americana.

Em nota, a Prefeitura citou que a campanha na zona rural consiste em vacinação de “casa em casa”. Na zona urbana, a vacinação acontece em postos fixos.

O objetivo é “atingir o maior número possível de animais” que vivem nas áreas rurais. “Esse procedimento tem como meta ajudar a população que muitas vezes tem dificuldade de trazer o animal até o centro da cidade para poder vaciná-los”, disse em nota Evaldo Campos, veterinário do Setor de Zoonoses.

Segundo a Prefeitura, a expectativa é que o trabalho seja realizado no prazo máximo de três meses. O Executivo ressaltou, porém, que pode haver ampliação do prazo devido aos fatores climáticos.

“O cronograma das visitas pode ser ampliado já que esta é uma época do ano de muitas chuvas. Isso pode causar modificações no trabalho, dificultando o acesso a algumas áreas. Por isso, não há dia específico para a realização das visitas”, disse a secretária municipal de Saúde, Cecília Oliveira França.

A Prefeitura informou que a raiva é uma doença transmissível “tanto de animal para animal, quanto de animal para o ser humano”. No material divulgado na tarde de segunda-feira, 1o, destacou que ela “é caracterizada pelo contágio direto (mordida, arranhões ou lambedura) com cães, gatos ou morcegos infectados”.

A assessoria do Executivo disse que a meta para este ano é superar o saldo obtido em 2013 quando 20.274 animais entre cães e gatos foram imunizados. Mais informações sobre a ação podem ser obtidas pelo telefone 3305-8855.