Guarda Civil promove palestra que dá sequência a ‘Cão Amigo’





GCM

Equipe do Canil fez demonstrações com truques e abordagem policial

 

Palestra no dia 14 deste mês deu continuidade ao projeto “Cão Amigo”, desenvolvido pelo Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) em parceria com a concessionária CCR SPVias, que administra trechos de rodovias na região. A ação visa conscientizar crianças e adolescentes sobre malefícios das drogas.

Durante a explanação, a equipe do Canil aborda os hábitos de consumo, sintomas e consequências. Os assuntos ficaram a cargo do supervisor do Canil, Geraldo Coelho.

Na ocasião, ele conversou com 15 adolescentes que pertencem ao programa “Jovem Aprendiz”. Coelho abordou, principalmente, informações sobre as drogas ilícitas mais utilizadas atualmente entre os jovens: maconha, cocaína e crack.

Em seguida à palestra, o Canil promoveu apresentação com os cães. A demonstração incluiu truques caninos e simulações de abordagem policial, com fato de entorpecentes. Essa última, “despertou um interesse maior entre os jovens”.

Conforme a GCM, a simulação chamou mais a atenção dos participantes porque fez referência, justamente, ao assunto que eles haviam acabado de receber instruções: as drogas. Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer passo a passo as etapas do treinamento feito com os cães, de modo a que se obtenha “resultado eficiente” no trabalho de localização de entorpecentes.

No dia 15, o Canil participou de apresentação em Porto Feliz. A demonstração aconteceu dentro da “Semana Nacional de Redução de Riscos e Desastres”, voltada para a terceira idade. A equipe da corporação municipal de Tatuí foi recepcionada pelo Grupo Raízes e apresentou-se para 70 idosos.

Ainda na semana passada, o Canil da GCM participou de apresentação em Sorocaba, integrando festividades do Clube do Golden, no shopping Itavuvu.

Nesta sexta-feira, dia 24, a equipe do Canil local fará nova demonstração de cunho educacional em Tatuí. Ela acontece na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Maria Eli da Silva Camargo”, no Jardim Rosa Garcia.

Já no fim do mês, dia 29, o efetivo e os cães que compõem o Canil da GCM viajarão para Itapevi. Lá, a equipe tatuiana participará de evento envolvendo corporações de todo o Estado, por conta de provas de abordagem e busca de substância entorpecente. O evento é uma espécie de competição.