Fusstat abre vagas para curso de capacitação e “inclusão”

O Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) e a Femague (Fundação Educacional “Manoel Guedes”) abriram inscrições para os cursos de cuidadores e de inclusão digital. Ao todo, são 60 beneficiários de cada modalidade das aulas, ministradas na Escola Técnica “Dr. Gualter Nunes”.

    Os cursos são fruto de parceria entre o Fusstat e a instituição de ensino. A capacitação de cuidadores tem duração de quatro meses, com aulas sempre às quartas-feiras. O curso tem como público pessoas adultas com ensino fundamental completo.

    A capacitação abrange três vertentes do trabalho de cuidador: o trabalho com idosos, com crianças e com pessoas com necessidades especiais e dificuldades de locomoção. Serão ministradas aulas teóricas e práticas com duração total de 62 horas.

    O curso de inclusão digital é focado em pessoas com idade superior a 60 anos. A duração é de um mês, com aulas de segunda a quinta, das 17h às 18h. São 30 vagas para quem quiser aprender sobre computação e internet.

    As inscrições dos dois cursos acontecem na sede do Fusstat, à praça Manoel Guedes, 12. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 3305-3408. Para inscrição, basta apresentação de cópias do RG (identidade), do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do comprovante de residência.

    Na tarde de sexta-feira, 31 de março, o Fusstat abriu a “temporada” de cursos de capacitação na zona urbana. O primeiro centro de capacitação a ter as atividades retomadas foi o do Jardim Gonzaga.

    A cerimônia de abertura dos cursos teve a presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo e da presidente do Fusstat, Sônia Maria Ribeiro da Silva.

    Ao público presente, Maria José destacou a importância dos cursos realizados pelo Fusstat. “Eles (os cursos) geram renda. Muitas famílias tiram deste aprendizado o sustento”, afirmou.

    O centro de capacitação do Jardim Gonzaga disponibiliza os cursos de esmalteria, crochê e produção de doces. A novidade do Fusstat é o “recicla vida”, curso que dá a oportunidade a jovens de conhecerem atividades manuais e artísticas como pintura, culinária e colagem.

    Informações sobre vagas remanescentes dos cursos podem ser obtidas diretamente no centro, situado à rua Antônio Silvério Fernandes, 61. O telefone é: 3205-2556.