
Da redação
Neste domingo, 25, as ruas de Tatu “será tomada por zumbis”. Trata-se da Zombie Walk, promovida pelo Coletivo da Cultura Geek, que marca o início das atividades anuais do grupo. A ação conta com apoio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, da prefeitura.
A concentração do evento é a partir das 14h, na Taverna Games (avenida João Clímaco, 460). Às 15h, os participantes – todos caracterizados como “mortos-vivos” – darão início à caminhada pelas ruas da cidade, com encerramento previsto para às 16h, na Praça da Santa.
Após a chegada dos zumbis, o público poderá conferir a abertura oficial da exposição “Cosplay: O Artista por Trás da Criação”, com curadoria de Ander Ferraz.
A mostra revela os bastidores do universo cosplay, “destacando o talento, a criatividade e o esforço artístico” envolvidos na criação de figurinos inspirados em personagens de filmes, quadrinhos, séries, animes e games.
Tanto a Zombie Walk quanto a exposição fazem parte das comemorações do Dia do Orgulho Nerd, também conhecido como Dia da Toalha – uma homenagem ao escritor Douglas Adams, autor da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.
A cultura geek, celebrada em todo o mundo por meio de eventos, feiras e convenções, “representa um espaço de troca, inclusão e valorização da expressão pessoal”, aponta a assessoria de comunicação da prefeitura.
“Em Tatuí, esse universo encontra um palco de destaque por meio de iniciativas como esta, que promovem acesso à arte, à criatividade e à convivência cultural”, segue a assessoria.
A exposição “Cosplay: O Artista por Trás da Criação” pode ser visitada gratuitamente entre os dias 25 de maio e 6 de junho, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Cultural de Tatuí, à praça Martinho Guedes, 12, centro – Edifício Alvorada. A entrada é livre a todos.