Zona Eleitoral da cidade perde 12.028 eleitores com rearranjo

A Zona Eleitoral de Tatuí ficará menor em termos de abrangência dentro de 52 dias. Este é o prazo estimado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo para a efetivação da reorganização aprovada por meio de resolução.

O órgão definiu, no dia 15 deste mês, o chamado rezoneamento da Justiça Eleitoral. A medida havia sido determinada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ela prevê a extinção de 32 das 425 zonas eleitorais, o remanejamento do eleitorado entre as ZEs e a criação de uma nova região de votação em Urânia.

Por meio da resolução, Cesário Lange deixa de pertencer à ZE de Tatuí, sendo incorporada à 355a ZE, de Cerquilho. Na prática, a alteração reduzirá o número total de eleitores da região administrada por Tatuí.

Com base na estatística eleitoral de 2016, do TSE, a ZE deve perder 12.028 eleitores. O número corresponde a 9,22% do total dos votantes da zona, que somava, no ano passado, 130.366 pessoas com título eleitoral sem restrições.

Tatuí é a cidade com maior número de eleitores aptos. Considerando as eleições anteriores, o TSE apontou o município com 83.564 votantes. Capela do Alto segue como a segunda maior em número de eleitorado; Guareí possuía, até o ano passado, 8.908 eleitores; Porangaba contava com 6.680; Quadra dispunha de 3.206; e Torre de Pedra, com 2.725.

De acordo com o TRE, durante os estudos do rezoneamento, foram identificadas “diversas oportunidades de melhoria na estrutura existente para promover a racionalização dos serviços e economia de custos operacionais”. A mudança leva em conta “as restrições orçamentárias do setor público”.

Por meio de nota divulgada à imprensa, o presidente do tribunal, desembargador Mário Devienne Ferraz, informa que “o eleitor não será prejudicado”.

Segundo ele, as zonas eleitorais extintas serão transformadas em postos com estrutura e capacidade para atender às demandas da população.

As zonas eleitorais consistem em regiões geograficamente delimitadas dentro de um Estado. Elas são gerenciadas por cartórios eleitorais, órgãos que centralizam e coordenam os eleitores domiciliados nas localidades determinadas.

Uma ZE pode ser composta por mais de um município, ou apenas por parte dele. Normalmente, segue a divisão de limite territorial de competência de cada juízo.

Com a transferência, o cartório eleitoral do município deixará de computar votos em seções instaladas em Cesário Lange. A cidade vizinha tem quatro locais de votação.