Zí­lia F. C. comemora 50 anos com encontro

1126





Sediado no bairro Lagoa Vermelha, o Zília Futebol Clube completou na semana passada 50 anos de existência. A organização teve fundação no dia 17 de julho 1964, por iniciativa de Marcos Gasparian, ex-proprietário da Fazenda Zília.

Situada na rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto (SP-141), a fazenda passou a ser utilizada por um grupo de amigos – todos amantes do futebol – e por craques da época para praticar futebol. Entre os frequentadores, estava o “Dr. Monteiro”.

O objetivo do encontro era disputar jogo de “forma recreativa e com o intuito de fortalecer os laços de amizade”. “Nestes 50 anos, inúmeros amigos por lá passaram, alguns não se adaptando ao estilo do grupo e outros só enquanto residiam em nossa cidade”, consta em texto enviado pela diretoria.

Com o fortalecimento do grupo e para manutenção do mesmo, os atletas decidiram transformar o encontro em uma organização. Adaptou-a aos “moldes dos clubes esportivos”.

“Assim, em um determinado período, final dos anos 70, passou-se a ter o que hoje chamamos de diretoria”, citaram os membros do clube. Por esse motivo, criaram-se as figuras de presidente, tesoureiro, diretor social, entre outros.

Além da prática semanal de futebol, o grupo de amigos passou a realizar outras atividades. Em muitas delas, com presença de familiares. Cada vez mais fortalecido, o Zília Futebol Clube organizou de viagens, jantares de confraternização e churrascos nos quais a “descontração e a alegria eram uma constante”.

Ao longo de cinco décadas, os integrantes do clube visitaram o Mato Grosso e viajaram para São Paulo, Peruíbe, Garça e Águas de Lindóia. Na capital, dentre as inúmeras atividades, os sócios do Zília F. C. assistiram peças de teatro.

Marcos Gasparian vendeu a propriedade em 2003, ano em que a diretoria decidiu construir sede própria. Em 2001, o clube havia adquirido uma área na Lagoa Vermelha, onde, atualmente, está situada a sede social e esportiva.

Ao completar 50 anos, o clube mudou a razão social para Associação dos Amigos da Fazenda Zília Futebol Clube. Também elaborou estatuto social e ampliou o número de integrantes. Atualmente, a entidade conta com 50 associados.