Da redação
A XP Asset, uma das maiores gestoras de recursos do país, adquiriu participação minoritária no Grupo One7, especializado em serviços financeiros, por meio de um aporte total de R$ 110 milhões.
Conforme a assessoria de comunicação da One7, o objetivo da injeção de recursos é acelerar os investimentos em tecnologia, infraestrutura, expansão da rede de distribuição, possíveis aquisições e/ou parcerias para a oferta de novos produtos pela One7, além de oportunidades de consolidação e ampliação de market share no setor em que atua.
Os sócios e fundadores da One7, João Paulo Fiuza e Everaldo Moreira, mantêm-se como acionistas majoritários, no controle e na governança do negócio, como CEO e presidente do conselho, respectivamente.
“O mercado de crédito para micro, pequenas e médias empresas ainda carecem de uma oferta de serviços financeiros mais elaborada e identificamos na One7 uma oportunidade de consolidarmos esse segmento”, declarou Filipe Mattos, head de gestão de fundos de situações especiais da XP Asset.
“A One7 possui um histórico de crédito bastante robusto e um sistema tecnológico próprio que permite uma alta escalabilidade do negócio, ampliando a concessão de crédito para aquelas empresas menos assistidas pelo mercado convencional, mas sem perder em rentabilidade e eficiência”, acrescentou Mattos.
Com alcance nacional e sediada em Tatuí, a One7 é uma empresa com experiência no mercado de crédito que atua como um player de soluções em recebíveis para micro, pequenas e médias empresas por meio de FIDCs (Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios) e securitizadoras.
“A transformação digital da empresa vem, ano a ano, impulsionando o alcance de seus negócios e a atratividade de suas parcerias, tornando-a cada vez mais relevante no setor financeiro”, acentua a assessoria de comunicação da empresa.
A negociação concretizada é fruto da aproximação entre XP Asset e One7, que começou em 2019, por meio de investimentos em cotas de um de seus FIDCs para desconto de recebíveis, e foi evoluindo ao longo dos anos em função do posicionamento de mercado da companhia, bem como pela consolidação de sua performance.
“O movimento de atração de um fundo de investimento como sócio da companhia está alinhado à estratégia da One7 desde a idealização de seu modelo de negócio até a aceleração de seu potencial crescimento, apresentando resultados sólidos e muita resiliência em diferentes cenários”, observa João Paulo Fiuza.
“A XP Asset representa um importante parceiro, não só pelo suporte nessa nova fase de crescimento da One7, mas também pela validação de nossa gestão e especialidade desenvolvida em um mercado tão peculiar como o de crédito”, anumera.
“Temos orgulho da nossa cultura forte, capacidade de transformação rápida, vontade de ‘fazer acontecer’, que geram um ambiente fértil à alta performance, com pessoas engajadas e vasto know how nesse mercado”, completa o CEO.
A One7 já operou mais de R$ 7 bilhões em antecipação de recebíveis desde 2019, e informa pretender triplicar a receita nos próximos dois anos. A empresa, “inspirada em sete valores”, também atua com capital de giro e crédito consignado privado para empresas associadas, entre outros produtos que compõem a plataforma de serviços financeiros.
“Temos muito orgulho de a One7 ser uma empresa genuinamente tatuiana, já com alcance em todo o país. A postura positiva e otimista que temos nos impulsiona a alcançar desafios cada vez maiores, e nossos resultados nos colocam em evidência no mercado financeiro nacional”, conclui Fiuza.