Da redação
Mais uma decisão da 19ª Copa Rádio Notícias de Futebol Máster acontece neste final de semana. O estádio “Lupércio Bernardes”, o Itatibão, do Clube de Campo, é o local definido para mais um troféu da competição.
Na manhã deste domingo, 8, a partir das 9h40, as equipes Clube de Campo e XI de Agosto decidem o título da categoria veterana.
Na primeira fase do certame, os dois times somaram sete pontos nos respectivos grupos. O Clube de Campo liderou, de forma isolada, o grupo B. A agremiação venceu o Ressakinha e o Palmeiras da Quadra com placares iguais de 1 a 0, além de ter empatado, em 2 a 2, com o Lírio.
Já o XI de Agosto ficou com a segunda colocação no grupo A, com o mesmo número de pontos do Santa Cruz, porém, foi superado nos critérios de desempate. A equipe derrotou o Gepav, por 2 a 0, e a FBA/Astória, por 1 a 0. A disputa contra o líder do grupo terminou empatada em 1 a 1.
Na fase eliminatória, o Clube empatou, sem gols, com o Ressakinha, mas, por ter a vantagem do resultado igual, chegou à semifinal. Para conquistar a vaga na decisão, a agremiação venceu o Santa Cruz por 3 a 1, nos pênaltis, após empate em 1 a 1.
Popularmente conhecido como “Égua Vermelha”, o XI de Agosto levou a melhor na fase quartas de final no clássico contra o São Martinho, o “Leão do Sul”, por 2 a 1. Na semifinal, o XI eliminou o Lírio com vitória por 3 a 2.
Anualmente, a organização do torneio máster entrega placas para diversas pessoas durante o intervalo de cada partida decisiva, como forma de homenagem. Desta vez, os homenageados são: Valdomiro Aparecido de Campos, o goleiro Vardo, e José Urso Sobrinho, o Zico Urso.
O primeiro campeão da Copa Rádio foi definido no domingo da semana passada, 1º, em “decisão caseira” entre CR Itatibão e Clube de Campo. A partida terminou empatada em 1 a 1 e, nas disputas por pênaltis, o Clube de Campo ganhou por 9 a 8, garantindo o título da veteraníssima.
Autor do gol do CR Itatibão na decisão, Tato alcançou a artilharia da categoria, com sete gols. Já o arqueiro da agremiação campeã, Wagnão, foi considerado, pela organização da Copa Rádio, o melhor goleiro da veteraníssima.
No intervalo da primeira finalíssima, João Batista de Paula Cardoso, o Porquinho, ex-presidente do Santa Cruz, foi o homenageado. João Antônio Pontes, o João Boi, receberia a placa, porém, faleceu na sexta-feira, 22 de novembro.
Durante a realização do jogo beneficente no Clube de Campo, na véspera da decisão, os organizadores da Copa Rádio também homenagearam o ex-jogador tatuiano Adhemar, famoso nacionalmente por defender o São Caetano.
A última finalíssima da Copa Rádio acontecerá no próximo domingo, 15, quando Clube de Campo decidirá o título da categoria superveteraníssima diante da equipe do São Martinho.