XI de Agosto é primeiro finalista do 9º ano do ‘Campeonato Zé Leiteiro’





O XI de Agosto é o primeiro finalista da 9ª edição do Campeonato José de Campos. O time agostino conquistou o direito de aguardar o adversário para a disputa do título por conta do resultado obtido na rodada dupla realizada na manhã de domingo passado.

No dia 1º, ele venceu o TG Engov, seguindo direto para a final. A equipe perdedora ainda tem chances de levantar o caneco. Para tanto, o TG Engov precisa passar pelo São Martinho “A”, no penúltimo confronto do torneio de futebol.

O quadro de finalistas vai se desenhar neste final de semana. No domingo, 8, as duas últimas equipes que seguem na disputa brigarão pela vaga contra o XI de Agosto.

Quem “levar a melhor” – São Martinho “A” ou TG Engov – fará o último jogo da edição 2015. A partida que vale o título da categoria acima de 50 anos acontece no domingo, 15. Por outro lado, quem perder terá garantido o 3o lugar.

Dos quatro times que disputavam a fase semifinal do torneio, apenas o Frente Negra vai ficar de fora do quadro (do 1o, 2o e 3o lugar). A equipe perdeu o primeiro jogo, por 4 a 1, para o XI de Agosto, na segunda semana de partidas.

Na semana seguinte, dia 25 de janeiro, o time se redimiu, vencendo por 2 a 1 o Jardins Futebol Clube. Na terceira participação, o Frente Negra empatou com o São Martinho “B” no tempo regulamentar. A partida realizada no dia 22 de fevereiro terminou com a vitória do primeiro time, por 2 a 1 nos penais.

Com os resultados, a equipe foi eliminada por conta do sistema de disputa. O regulamento definido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude estipula dupla eliminatória. A derrota contra o São Martinho “A” é a segunda da equipe, deixando o Frente Negra fora da finalíssima do próximo dia 15.

Também por conta do sistema é que o TG Engov se mantém na penúltima partida, agendada para este domingo, 8. A equipe registrou a primeira derrota – das duas a “que tem direito” – no dia 1o deste mês. Na ocasião, a equipe se envolveu em outra cobrança de pênaltis. Contudo, o time perdeu para os agostinos.

O TG Engov empatou por 1 a 1 com o XI de Agosto no tempo regulamentar. Na cobrança das penalidades máximas, o XI levou a melhor, vencendo por 2 a 1.

Já no primeiro jogo do dia, o São Martinho “A” despachou o Frente Negra com folga. A equipe do “Leão do Sul” venceu a partida de início da rodada por 4 a 0.

A 9a edição da competição teve início em janeiro e conta com promoção de Cesário Mota Filho, o Cesário Tatu. A Prefeitura realiza a iniciativa a partir de empenho de Osvaldo Luís Peixoto, o Keka, que se encarregou de convocar os dirigentes das equipes participantes e realizar congressos técnicos.

Após reunião com os representantes Keka também definiu a tabela de jogos e o sistema de disputa da competição. O “Zé Leiteiro” é disputado em dupla eliminatória.

O “Zé Leiteiro” é realizado anualmente e presta homenagem a José de Campos. Ele reúne equipes compostas por atletas na categoria superveteraníssima

Em 2015, a disputa acontece entre oito equipes. Competem: São Martinho “A” e “B”, XI de Agosto, Jardins, Nova União, Frente Negra, TG Engov e Sexta Máster.

A competição teve origem com uma reunião entre amigos. Os jogos começaram como distração, mas, ao longo dos anos, atraíram novos times. Com o aumento da procura de participantes, José de Campos autorizou Cesário Tatu a realizar os jogos na chácara dele (o atual campo do Áz de Ouro).

No ano passado, o torneio desportivo também contou com participação de oito agremiações e registrou jogos no campo do Áz de Ouro. Os times foram divididos em dois grupos. Pelo “A”, disputaram São Martinho, Jardins Futebol Clube, Associados do XI de Agosto e Santa Cruz. Pelo “B”, jogaram: Nova União, Gepav/Pavanelli, Associados do São Martinho e XI de Agosto.

A edição 2014 da competição terminou no dia 13 de abril de 2014, com o São Martinho sagrando-se campeão. O time derrotou o Nova União nos pênaltis em jogo nervoso. O São Martinho havia se classificado no dia 30 de março, ao vencer pelo placar de 5 a 1 a disputa semifinal contra o XI de Agosto.