Da redação
Nesta sexta-feira, 16, às 18h, estreia no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube (https://bit.ly/4dgYmna) a segunda temporada do projeto “Vozes da Arte de Tatuí: Fortalecendo a Diversidade na Cidade Ternura”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, do governo federal, e da prefeitura de Tatuí.
Haverá, também, nesta quinta-feira, 15, às 19h, uma pré-estreia presencial no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes.
O evento será aberto ao público e contará com show musical de uma artista local, a exibição do primeiro episódio e a presença da equipe “Vozes da arte” e de alguns entrevistados.
O projeto busca valorizar a diversidade e a representatividade na cena artística do município. Esta nova temporada – apresentada por Adriana Afonso, conhecida como Drica – conta com dez entrevistas programadas, dando destaque para artistas locais com ênfase em mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAP+, pessoas negras e outras minorias sociais.
De acordo com o proponente, Raul Galhego da Silva, “a série é uma plataforma para dar visibilidade a esses talentos e incentivar a participação do público em eventos culturais locais, fortalecendo a cena cultural de Tatuí, promovendo o diálogo entre a comunidade artística e o público em geral, além de fomentar novas parcerias e colaborações”.
“Pretendemos, ainda, aprofundar as demandas da classe artística, identificadas na primeira edição, como a necessidade de investimentos públicos, inclusão social e viabilidade econômica da carreira artística. O objetivo é construir um ecossistema cultural mais justo e representativo, promovendo a colaboração entre os artistas”, declarou Galhego, pela assessoria de comunicação da prefeitura.
A estrela deste episódio da nova temporada é Helen Quintanares, “uma artista multifacetada que procura incorporar às suas composições traços do baroque pop e da world music”.
“Ouvir as suas letras é como estar diante de uma contadora de histórias, mas por mais encantadas que elas pareçam, suas músicas são frutos de sentimentos reais que tocam os seres humanos cotidianamente”, conforme o projeto.
Raul Galhego
Editor audiovisual independente e estudante de produção fonográfica na Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” (Fatec).
Já atuou em diversas áreas, incluindo coordenação de equipes, produção de conteúdo audiovisual e edição de áudio. Foi coordenador da equipe de edição no projeto “Biblioteca Falada”, da Unesp Bauru, adaptando conteúdos para pessoas com deficiência visual, e trabalhou no projeto “Revista Torta”, também da Unesp Bauru, convertendo matérias científicas em vídeos acessíveis.
Atualmente, é editor para redes sociais e foi o responsável pela produção executiva, edição e direção da primeira temporada do “Vozes da Arte de Tatuí’, atuando ainda como diretor e editor nesta segunda temporada do projeto.
Adriana Afonso
Drica é pedagoga e gestora pública, além de atriz e contadora de histórias. Leciona artes cênicas no Conservatório de Tatuí, é educadora social no Cosc (Centro de Orientação e Serviços à Comunidade), diretora e produtora no Grupo Asas de Tatuí e atriz na Cia. de Opinião.
“Com sua vasta experiência e paixão pela arte, Drica traz uma nova energia ao projeto, continuando a missão de destacar e celebrar a diversidade artística de Tatuí”, conclui a assessoria da prefeitura.