Votorantinense sagra-se o grande campeão da São Silvestre ‘caipira’





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Prefeitura contabilizou participação de 341 atletas na 12ª edição do evento realizado no b. dos Mirandas

 

O votorantinense Elionay Ferreira Correia, de 33 anos, sagrou-se grande campeão da 12ª Corrida Rural “Diniz Pollo”. Ele cruzou a linha de chegada da prova dos dez quilômetros, destinada à categoria principal (exclusivamente disputada por homens) com o tempo de 32min15s. Com o resultado, ele desbancou outros 50 atletas que competiram no mesmo percurso.

É o que apontam resultados divulgados pelo site Chiptimming (www.chiptimming.com.br). Conforme classificações, o evento atraiu 193 participantes. Entretanto, o número é maior, segundo informou a assessoria de comunicação da Prefeitura. Em nota à imprensa, o Executivo divulgou que a disputa contabilizou 341 atletas, o maior número de participantes de sua história.

Os competidores se dividiram em nove provas, sendo oito delas realizadas com percurso de cinco quilômetros e uma, com trecho de dez quilômetros. As disputas aconteceram nas categorias infantil (feminina e masculina), máster (feminina e masculina), feminina principal e masculina veterana. Em 2014, houve a adição de duas novas categorias: cadeirante e PCD (Pessoa com Deficiência).

A infantil feminina registrou medalhas para Mileide Fonseca Martins, como campeã, com tempo de 28min24s; e para Rebeca Ferreira Macedo, que cruzou a linha de chegada da prova com a marca de 33min50s, sagrando-se vice-campeã.

Na categoria máster (feminina), a disputa reuniu 26 atletas, com ouro sendo conquistado por Ivanilda Mina Alves Garcia, da equipe Academia em Excelência Física/Loja Charbel, com o tempo de 22min41s. O 2º e o 3º lugares ficaram com Valéria Lara Waldemarin Germani (24min31s) e Roseli Gomes da Silva (26min36s), respectivamente.

Na 4a e 5a posições, ficaram Sandra Vieira (com 27min cravados) e Neusa da Aparecida Fonseca Martins, que concluiu a prova com o tempo de 28min. O último lugar ficou com Francisca Aureliana de Oliveira Cardoso, com 46min13s.

Ainda entre as mulheres, o ouro da prova principal ficou com Jucimara Felix dos Santos (19min25s), a prata com Adelita Kelen Antunes Gomes (20min22s) e o bronze com Natalia Ferreira Rabello Fernandes, equipe Fast Corredores (21min45s).

Cruzaram a linha de chegada em 4o e 5o lugares, respectivamente, Amanda Rodrigues Soares Assis, com tempo de 24min43s, e Talita Rosa Tavuencas, com 26min. O 40o lugar ficou com Rebeca Arruda Santos, no tempo de 27min29s.

A categoria cadeirante registrou participação de Nilton Luiz Aparecido Ignacio. O atleta que representou a Prefeitura de Mairinque concluiu a prova em 35min35s.

A prova infantil masculina teve como campeão Alex Sander Brasil Domingues, que finalizou em 19min55s. O 2º lugar ficou com Renan Kevin, com 20min14s; e o 3º com Sebastião Santiago Pereira Junior, da Prefeitura de Alambari, que cruzou a linha de chegada com o tempo de 20min53s.

Na 4ª e na 5ª posições, estiveram: Lucas Assumpção Miranda, da equipe Pé Vermeio (em 20min55s) e Alessandro da Conceição Miranda (com tempo de 20min55s). A 14ª e última colocação ficou com Pedro Henrique Polizel Oliveira (35min51s).

O título de campeão da prova máster ficou com Luiz Rodrigues Castanha (com 17min31s). Em 2o e 3o lugares, estiveram: Delfino Barbosa da Silva, da equipe Bill (com 17min44s) e Jomar Ramos (em 18min38s), respectivamente.

Jairo do Espírito Santo encerrou a corrida em 20min17s, obtendo a 4a posição. Já José Roberto Gonçalves ficou em 5o com tempo de 20min29s. A última posição, a de número 18, esteve com Pedro Roque Della Vecchia, com 46min.

O pódio da categoria PCD contou com Leandro Pereira Domingues (19min54s), da equipe Bill em 1º lugar; Cicero Makoto Takahagui (20min52s) em 2º; e Renato Fernandes de Medeiros (27min), da Guardian Tatuí Brasil, em 3º.

O título da veterana ficou com o tatuiano Carlos Ribeiro Novato, o Bob. Ele cruzou a linha de chegada da prova com o tempo de 16min37s. Em seguida, terminaram a disputa: Joaquim Martins de Oliveira (16min54s) em 2º; e Francisco Valdemir Pereira Azevedo (17min03s), da equipe Pé Vermeio, em 3º.

O 4º e o 5º lugar ficaram com Magno Eduardo de Moraes (17min22s) e Adenaldo de Souza Brito (17min59s), da equipe ASB, respectivamente. Na 38ª posição, esteve Valdir Francisco de Andrade, da equipe Votoruners, com 16min54s.

Na corrida dos dez quilômetros, 51 atletas tiveram os tempos cronometrados. Correia formou pódio com Francisco Carlo da Silva, da equipe Bill, que terminou o percurso em 32min39s; e com Anisio Rodrigues de Antonio Filho, atleta que cruzou a linha de chegada em 34min37s.

Em 4o e 5o lugar, estiveram: Agnaldo dos Santos Veiga, da equipe Winners, com o tempo de 36min53s; e Jorge Augusto Valerio, que finalizou em 37min15s. O maior tempo registrado ficou com Danilo Vieira, com 1h4min55s.

A corrida rural aconteceu no dia 31 de dezembro, no bairro dos Mirandas. Desde 2013, ela é organizada pela Secretaria de Esporte. Nesta edição, a pasta incluiu duas novas categorias e fez distribuição de chips para acompanhar o desempenho e a marcação do tempo de todos os competidores.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, acompanhou todas as provas da competição. Ele também participou da entrega dos troféus, medalhas e prêmios aos participantes. Manu realizou a premiação juntamente com Diniz Polo, idealizador da competição – e que empresta o nome para o evento.

Segundo a assessoria, o primeiro organizador elogiou a estrutura oferecida pela Prefeitura. Polo também teria comentado sobre as novidades apresentadas.

“Pela primeira vez, os atletas receberam chips, também tivemos pórtico na largada e chegada, área de isolamento na saída dos corredores, além é claro do recorde de inscrições”, declarou ele, por meio do setor de comunicação do Executivo.

Em nota, o secretário de Esporte, Miguel Lopes Cardoso Junior, destacou o crescimento da competição. “Quando passamos a organizar, tínhamos como objeto tornar a disputa ainda melhor. E os números e a estrutura mostram que conseguimos”, disse.

“Os desafios para o próximo ano são tentar regulamentar o fluxo de veículos na estrada e também criar uma caminhada para atrair ainda mais gente para essa competição tão charmosa”, finalizou.