
A pista e a piscina municipal, que fazem parte do Complexo Desportivo “Magalhães Padilha”, serão recuperadas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude. Segundo o órgão, a intenção é unir funcionários municipais e voluntários na limpeza do campo e na pintura da área da piscina.
O titular da pasta, Cassiano Sinisgalli, adiantou que solicitou à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura o trabalho de cortar o gramado do campo e a retirada de mato do entorno.
Também foi pedida a reforma dos vestiários, que ficam sob a arquibancada, para serem usados pelos jogadores de futebol das seleções de base do município. O campo será utilizado como sede do futebol tatuiano e local de treinamento para campeonatos regionais.
“Vamos trazer as equipes municipais para o campo, que funcionará como sede. Os trabalhos de recuperação do campo já estão no cronograma da Secretaria de Obras”, disse.
Segundo Sinisgalli, a pintura dos espaços contará com a ajuda de voluntários do projeto Abrace Tatuí. Eles ficarão responsáveis pela recuperação da área da piscina e dos vestiários do local. A própria piscina passou por limpeza recentemente e poderá ser usada para aulas de natação.
“Já recuperamos a piscina. Queremos, ainda no verão, liberá-la para a população usar. Nos horários em que a piscina estiver fechada, os vestiários dela serão usados pelas nossas equipes de atletismo”, explicou.
O Motódromo “Altair Passerani Filho” também passará por ajustes. O secretário Sinisgalli disse que realizará uma reunião com os integrantes do Trail Club de Tatuí para firmar uma parceria entre a Prefeitura e a associação.
“Vamos tentar uma ação voluntária para reformar. Acho que podemos fazer isso com a equipe deles e ver de qual forma que a Prefeitura pode ajudar na recuperação daquele espaço”, declarou.
Reorganização funcionalismo
Sinisgalli afirmou que a reorganização do funcionalismo imposta pela Justiça de Tatuí já está sendo cumprida pela secretaria. Para ele, a decisão judicial que determinou o retorno aos cargos de origem dos servidores em desvio de função não “está atrapalhando o andamento dos projetos esportivos”.
De acordo com o secretário, a maior parte dos servidores que estavam em situação considerada irregular retornou aos cargos. Sinisgalli informou ainda que o setor esportivo da pasta conta com o trabalho de diversos voluntários.
“Já começamos a dar aulas de judô e caratê no local onde era a sede da antiga Secretaria de Esporte e vamos dar início às aulas de balé. Nós temos muita mão de obra voluntária e vamos contratar esses profissionais na medida em que tivermos condição financeira para isso”, disse.
Para o futuro, o secretário vislumbra a realização de concurso público para a contratação de funcionários efetivos. “Queremos valorizar os funcionários tanto da parte da cultura, quanto os profissionais do esporte”.