O trabalho voluntário de Circe Machado Bastos deve prosseguir neste ano por incentivo de colaboradores. Responsável por ação destinada a atender crianças de comunidades carentes, a aposentada recebeu, neste mês, as primeiras arrecadações para a campanha de entrega de ovos de Páscoa.
Circe informou a O Progresso, nesta semana, que poderá, ao menos, beneficiar meninos e meninas de dois bairros. O motivo é que ela recebeu dois contatos após publicação de reportagem. No mês passado, o bissemanário publicou apelo da voluntária, que começava a receber ovos de chocolate para as doações.
Todos os anos – há mais de duas décadas –, a aposentada trabalha em ações voluntárias. Até 2014, Circe solicitava doações de chocolate para confecção de ovos.
Por conta disso, ela conseguia mensurar, antecipadamente, quantas crianças seriam beneficiadas com a entrega no dia da celebração. Desde o ano passado, Circe começou a receber apenas os ovos prontos. “Tenho problemas de saúde e a voluntária que me ajudava na confecção parou”, contou.
Neste ano, a Páscoa acontece no domingo, 27. De modo a ter tempo hábil para programar as doações – e o itinerário a ser percorrido –, Circe recebe ovos até o próximo dia 23, quarta-feira. Os produtos devem ser entregues a crianças residentes nos Jardins Thomaz Guedes e Gramado.
“Eu não posso exigir a quantidade e o tipo de chocolate, mas vai do coração de cada pessoa que puder colaborar”, disse a voluntária. Preferencialmente, Circe aceita ovos de Páscoa de 250 gramas. A intenção de padronização do tamanho a ser distribuído é evitar que haja “descontentamento”.
Até esta semana, a voluntária recebeu duas confirmações de empresários interessados em contribuir. Eles farão a entrega de ovos nos próximos dias. Circe ainda não tem previsão de quanto chocolate poderá distribuir no dia da campanha.
“Não estou autorizada a dizer quem são os meus anjos, mas uma pessoa é de Tatuí; a outra, de Cerquilho. Não vou exigir nada. O que preciso, apenas, é que os ovos sejam prontos, pois não tenho condições de confeccionar”, lembrou.
Costumeiramente, Circe percorre regiões periféricas da cidade para as doações. Em função do número de ovos de Páscoa não serem já determinados (não haver uma previsão), ela deverá percorrer os bairros atendidos em um veículo. A entrega será feita para crianças sem necessidade de senha.
Interessados em contribuir com a iniciativa devem procurar a voluntária até a quarta-feira da semana que vem. O contato é feito por meio do telefone 3259-7214.
Esta não é a primeira vez que Circe consegue apoio depois de ter a ação divulgada pelo jornal. No Natal de 2015, a voluntária distribuiu 500 brinquedos para crianças. Conforme ela, o número foi alcançado devido à colaboração de pessoas que abraçaram a causa e pela divulgação por meio do bissemanário.