Viva um dia de cada vez! Nada mais triste que viver em função de um passado que não voltará. ou um futuro que talvez não chegue!
A vida humana é um processo. É preciso “dar um passo de cada vez”, como se diz. Quem não tiver essa paciência dentro de si, equivocando-se na hora de caminhar, não chega à lugar algum.
Querer dar todos os passos num único instante pode levar o indivíduo ao chão, fazendo-o perder o que havia conquistado até então.
A paciência é certamente o grande problema atualmente. As pessoas já não sabem praticá-la, em sua grande maioria. Afobam-se constantemente, esquecendo de exercitá-la diariamente, de onde surgiriam resultados mais positivos, se a aprendessem.
Todo ser humano tem o “seu próprio tempo”, poderíamos dizer. Ou seja, precisa deixar que as coisas aconteçam naturalmente. Não pode se agitar, por um lado, nem ser acomodado, por outro.
Ter o seu próprio tempo significa saber o que se quer, e ter calma para que as coisas aconteçam naturalmente, dentro dos ciclos lógicos da vida.
Pessoas impacientes são aquelas que não se conhecem suficientemente. Por isso não terem tranquilidade para aguardar o momento exato das coisas acontecerem.
No entanto, as pessoas se tornaram afoitas até nas pequenas coisas, tendo desaprendido a exercer a paciência completamente!
Damos um exemplo bem prático: a “previsão do tempo”, conforme podemos acompanhar nos meios de comunicação. Há pessoas que não se conformam como será a condição temporal no dia seguinte.
Não tem a paciência necessária para esperar de cada dia o seu modo de proceder. Se pudessem “mudar o clima” o fariam, sem aperceber-se que tudo tem um porque de ser.
Deixemos cada dia ser como ele é, e nos adaptemos às suas condições. Assim certamente viveremos de forma muito mais tranquila pois deixamos de empregar energia em preocupações que não nos levam a nada.
No entanto, os seres humanos, devido sua impaciência, vivem a gastar energia com coisas que não podem ser feitas ou modificadas. Revoltam-se contra as circunstâncias mais variadas da vida, acreditando que isso lhes seja válido.
Além do mais, a “paciência é a chave da perfeição”. Ninguém pode alcançar a excelência caso não aprenda a dar um passo de cada vez, de forma tranquila.
Se nem com a questão da previsão do tempo os seres humanos se conformam, tantas vezes algo tão simples; como não haverá de ser diante das circunstâncias mais complexas de suas existências?
Lutam contra o inevitável, deixando de empregar suas energias naquilo que deve ser vivido e melhorado. Por isso sentirem que algo lhes falta.
Justamente a sensação de que estejam fazendo o certo, que surge naquele que emprega suas forças de modo correto nas vivências diárias, e não, que vive querendo mudar o que não pode ser mudado.
Viver um dia de cada vez significa aceitar as coisas como elas são, mas esforçar-se para dar o melhor de si, de modo que possa ajustar as circunstâncias da sua vida.
Sentar as pedras da estrada do destino de forma paciente, para que uma se encaixe a outra. Deste modo pode ser dado uma continuidade ao trabalho desenvolvido.
A “pressa é inimiga da perfeição”, como se diz. É que ela é resultado da fobia humana, e não, da verdadeira vontade do espírito, que vive em harmonia com as Leis Universais.
Viver um dia de cada vez não é ser acomodado, como muitos acreditam. Mas desprender-se do tempo dos homens, e entrar em harmonia com o Tempo de Deus, que impõem um ritmo autêntico e sólido às coisas.
Nunca podemos esquecer o caminho que fizemos. Sob pena de voltarmos a cometer erros do passado. O passado fica lá atrás, mas os seus ensinamentos ficam conosco.
O passado ensina. O presente é amar, viver e sermos felizes e depois no futuro, no futuro seremos aquilo que fomos semeando e cultivando ao longo da vida.