Vitória pode garantir Basquete Tatuí na fase eliminatória do ‘Brasileiro’

Equipe local faria confronto decisivo com o Flamengo/Blumenau nesta 3ª

Destaque tatuiano nos últimos jogos, Felipe Taddei (foto: Diego Maranhão)
Da redação

Dependendo apenas das próprias forças, o Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí estava a uma vitória da próxima fase do Campeonato Brasileiro de Basquete 2022. A equipe chegou à última rodada do returno da Conferência Jatyr Schall ocupando a quarta posição e a última vaga à fase seguinte.

A partida decisiva do “Basquete Tatuí” aconteceria na tarde desta terça-feira, 22, na Arena Brusque, na cidade catarinense homônima, diante do Flamengo/Blumenau. O confronto teria início às 17h15 (após o fechamento desta edição, às 17h).

No primeiro turno, o representante tatuiano venceu quatro partidas e perdeu duas. A campanha foi iniciada com três vitórias na Arena Brusque: 66 a 57, diante do Coritiba Monster/Grupo Barigui, dia 18 de fevereiro; 69 a 66, contra o ADRM Maringá, no dia seguinte; e 64 a 57, contra o Brusque/FME/Aradefe, no dia 20 de fevereiro.

Em um dia sem jogos, o Basquete Tatuí viajou a Blumenau (SC) para confrontar os times do grupo B da Conferência Jatyr Schall, no Ginásio Galeão.

No dia 22 de fevereiro, a agremiação local disputou o “clássico regional” contra a LSB, de Sorocaba, e venceu por 60 a 56. Contudo, o time perdeu o armador Heitor Cardoso, que se machucou e precisou passar por cirurgia.

Já sem Cardoso, no dia 23 de fevereiro, o time tatuiano realizou o duelo dos únicos invictos da conferência, contra a Az Araraquara. Ao término do confronto, a equipe rival saiu vencedora pelo placar de 71 a 60, encerrando a campanha tatuiana que até então tinha 100% de aproveitamento.

Na última partida do primeiro turno da conferência, o Basquete Tatuí ainda “perdeu” o pivô Paulão e o armador Michel Lourencini contra o Flamengo/Blumenau, considerado um dos favoritos ao título. O embate terminou com o placar de 109 a 48 para a agremiação catarinense.

No returno da conferência, disputada na Arena Brusque, a agremiação venceu dois confrontos e perdeu três. As vitórias foram conquistas nos dois primeiros jogos: 81 a 58, contra o Coritiba Monster/Grupo Barigui, na terça-feira, 15; e 65 a 53, diante do ADRM Maringá, no dia seguinte.

Na sequência, o time tatuiano sofreu três reveses consecutivos, ameaçando a classificação à próxima fase. As derrotas foram para: o Brusque/FME/Aradefe, na quarta-feira, 16, por 78 a 68; a LSB, no sábado, 19, por 95 a 70; e Az Araraquara, no dia seguinte, por 70 a 68.

Com a campanha de seis triunfos, somando cinco reveses, 719 pontos marcados e 770 sofridos, acumulando 17 pontos em 11 partidas, o Basquete Tatuí aparece na quarta colocação da conferência, o que a garantiria na próxima fase da competição nacional.

A conferência é liderada pelo Az Araraquara, que somou 21 pontos, seguido do vice-líder Flamengo/Blumenau, com 20 pontos. As duas agremiações são as únicas que conquistaram a classificação antecipada e cumpririam tabela nesta terça-feira, 22.

Com o mesmo número de pontos, a LSB está na terceira posição, com 17 pontos, à frente do Basquete Tatuí nos critérios de desempate.

No quinto lugar, o Brusque/FME/Aradefe, com 16 pontos, ameaça a classificação tatuiana. Já o Coritiba Monster/Grupo Barigui e o ADRM Maringá, ambos com 13 pontos, não têm mais chances de avançar no torneio.

Os quatro primeiros colocados da “Jatyr Schall”, ao término dos dois turnos, classificam-se para a próxima fase, junto às outras quatro equipes classificadas da Conferência “Amaury Pasos”, composta por mais sete equipes.

As oito agremiações classificadas disputarão a segunda fase no próximo mês. As partidas das quartas de final serão disputadas no formato “melhor de três”, entre os dias 16 e 18 de abril, sábado e segunda-feira.

As quatro equipes que levarem a melhor classificam-se para o “final four”, que definirá o campeão brasileiro. Os times disputarão a semifinal em 5 de maio, uma quinta-feira, e, dois dias depois, a decisão e a disputa do terceiro lugar. Além do título, a equipe vencedora ainda garante uma vaga na elite nacional, o NBB (Novo Basquete Brasil).