Visita e ação polí­tica marcam vinda de deputado estadual ao municí­pio





“É uma mescla de visita com ação política”. O deputado estadual Edson Giriboni, do PV (Partido Verde), definiu a passagem dele pelo município como uma junção dessas duas ações.

O parlamentar esteve na cidade na segunda-feira, 12, quando declarou apoio à reeleição do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, do PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).

“Vim especialmente para um encontro com o prefeito”, disse o deputado. O político argumentou que esse tipo de visita faz parte das atribuições dos parlamentares.

“Tenho recebido bastantes solicitações. Então, sempre que posso, vou até os municípios para acompanhar o dia a dia e ver as ações que estão sendo feitas”, disse.

As parcerias incluem repasses de emendas parlamentares do Orçamento do Estado e viabilização de acesso a programas e recursos específicos do governo. Durante as visitas, Giriboni disse que aproveita para receber os pedidos e conferir se os que foram atendidos estão “andando a contento”.

Na cidade, o político acompanhou o prefeito pelo comércio. Terminou a noite em um comício, no qual voltou a frisar apoio ao prefeito e aos vereadores. “Temos um trabalho de parceria. Muitas conquistas já aconteceram nesse período da atual administração e no qual eu tive o privilégio de, como deputado, atuar em conjunto com a cidade, intermediando ações do governo”, declarou.

Giriboni avaliou que, na cidade, a parceria tem sido “favorável ao crescimento e ao desenvolvimento”. O deputado citou que auxiliou a atual administração em “muitas áreas”, em uma delas com relação a projetos ambientais, no período em que atuou como secretário estadual do Meio Ambiente.

Ainda em palestra direcionada a estudantes de cursos de enfermagem, Giriboni citou o momento político do país. Para o deputado, a população brasileira – do Estado e, consequentemente, de Tatuí – vive uma desilusão. “Nós percebemos isso em tudo quanto é lugar, e o mesmo em Tatuí”, declarou.

Para ele, “um dos motivos para que o brasileiro tenha desacreditado na classe política é que o país deixou de discutir o que interessa para a vida das pessoas”. Giriboni disse que “a população quer uma melhor saúde pública, mais oportunidades de emprego e uma educação pública de melhor nível”.

“O que vemos é que se deixou de discutir isso para discutir prisão, mensalão, delação, cassação. Quer dizer, desviou o foco. Para o brasileiro, interessa melhorar a sua vida. Por isso, fico contente quando venho a uma cidade, como Tatuí, e vejo que a política acabou sendo útil e positiva”, afirmou.

Na visão do parlamentar, a característica do político que “tem responsabilidade é a de buscar melhorias para a população e não para seu grupo”. Giriboni afirmou que, no caso de Tatuí, todas as vezes que recebeu demandas, elas tinham relação com a melhoria da qualidade de vida da população.

O deputado enumerou os pleitos que priorizaram a melhoria da infraestrutura (recurso para reforma de ponte), do saneamento básico e da geração de empregos (referindo-se à marginal paralela na rodovia Antônio Romano Schincariol – SP-127), obra iniciada pelo governo do Estado no mês passado.

Questionado sobre o posicionamento adotará com relação ao município em caso de reeleição do prefeito, ou não, o parlamentar afirmou que “sempre será parceiro de Tatuí”. “Tenho uma responsabilidade grande com a cidade e a região. Sou deputado regional. Então, todos podem contar comigo”.

Manu, por sua vez, disse que Giriboni é uma “grande influência positiva” para o município. O prefeito destacou que o deputado “abriu as portas do governo para o Executivo”, mencionando recurso para recuperação da ponte da Colina Verde, que caiu no início de 2013 e precisou de verbas do Estado.

Também conforme o prefeito, quando secretário do Meio Ambiente, Giriboni encaminhou R$ 10 milhões para despoluição do córrego Ponte Preta e do ribeirão do Manduca. A obra resultou na interdição – entre a sexta-feira, 9, e a segunda-feira, 12 – de um trecho da ponte da rua Antônio Pereira Fiúsa.

Por meio do deputado, o prefeito afirmou que o município obteve um equipamento e recursos do governo para viabilizar acesso ao novo distrito industrial.

Manu declarou que espera continuar contando com a colaboração do parlamentar. Tanto que boa parte dos projetos anunciados pelo político local depende de parceria com o governo do Estado. “Giriboni está conosco para garantir esse apoio e a nossa aproximação com o governo”, acrescentou.

Conforme o prefeito, o vínculo político com o deputado também auxiliou o Executivo a “compensar as dificuldades em âmbito interno” (a falta de apoio da maioria na Câmara Municipal).

Manu disse que “teria mais facilidade em governar se contasse com o apoio do Legislativo”. Entretanto, citou que, apesar disso, “a administração conseguiu manter as obrigações em dia”.