Da reportagem
No primeiro semestre deste ano, os alunos da 2ª série B do ensino médio da EE “Professor Deócles Vieira de Camargo” realizaram trabalho jornalístico embasado na disciplina “Itinerários Formativos”, implantada pelo governo estadual com base na matriz curricular do novo ensino médio, que contempla as áreas de linguagens, matemática, ciências humanas e sociais aplicadas e ciências da natureza.
O trabalho, intitulado “Se Liga na Mídia”, foi coordenado pelos professores Lieny Carvalho Marino, Renato Rodrigues Bueno, Valdemir Lopes de Carvalho e Jayme Roberto Garcia.
No dia 25 de maio, os alunos visitaram o jornal O Progresso de Tatuí para observarem a rotina de um profissional da área, além de presenciarem o funcionamento de uma redação e a produção do bissemanário, que completou cem anos no dia 30 de julho.
Os estudantes foram recebidos pelo jornalista Cristiano Mota, que falou sobre a história do jornal e detalhou a rotina em particular dos veículos de comunicação impressos para a publicação de notícias.
“Ao término da visita, após o retorno à escola, falaram sobre suas impressões e sobre o aprendizado adquirido, já que o jornal impresso ainda faz parte do nosso cotidiano”, pontuou o professor.
“Foram oferecidos alguns exemplares do jornal, que favoreceram a realização de diversas atividades com enfoque em textos jornalísticos, como a notícia, a reportagem e textos publicitários em sala de aula”, acrescentou Lopes de Carvalho
“Com essa oportunidade, pode-se ampliar os conhecimentos dos alunos em relação aos profissionais do jornalismo, oferecendo subsídio para que, quem sabe, eles possam se interessar e até mesmo escolherem essa como a sua profissão”, complementou o professor.
Para Lopes de Carvalho, os “Itinerários Formativos” propiciam aos estudantes “adquirir conhecimento de forma mais elaborada, que resulta num aprendizado mais dinâmico”.
“O ensino médio passou por mudanças tanto para os alunos quanto para os professores. Agora, é ofertado ao aluno o aprendizado por áreas de conhecimento, possibilitando a escolha de uma formação profissional ou técnica”, explicou o professor.
De acordo com Lopes de Carvalho, nos âmbitos da língua portuguesa e da interpretação de texto, os “itinerários formativos são aprofundamentos e possibilitam trabalhar o campo jornalístico-midiático”. “Área na qual há promoção da investigação, da reflexão, do debate, bem como análises, produções e reproduções de conteúdos e mídias”, mencionou o professor.
Lopes de Carvalho, trabalhou no laboratório de produção jornalística, onde os alunos produziram podcasts e textos informativos.
Já no “observatório da imprensa internacional”, os alunos trabalharam com o professor Bueno, de inglês. Nele, foi analisada a atuação dos meios de comunicação internacionais, com atividades apoiadas pelos gestores Vanilton Machado Vieira, Edson Rosa de Almeida, Fernanda Cristiane Orsi de Oliveira e Mariana de Oliveira Berti de Souza.
Já no “itinerário de artes na criação e comunicação publicitária”, os alunos, junto com o professor Garcia, estudaram a comunicação visual na publicidade.
Outro tema trabalhado no projeto, segundo Lopes de Carvalho, foi “a educação física no jornalismo e inclusão: práticas e experimentações”, com a professora Liêny, em que os alunos aprenderam sobre jornalismo inclusivo na divulgação de esportes adaptados.
“Os alunos mostraram que a modalidade se coloca como uma necessidade no universo e forma de expandir ideais inclusivas, esportivas e comerciais”, frisou o professor.
Como parte da elaboração do trabalho, os alunos participaram de palestra com o jornalista Juan Arruda, que contou sobre a rotina profissional dele. O radialista Alexandre de Jesus Bossolan também esteve no colégio, palestrando sobre como é trabalhar em rádio.