Vigilância alerta sobre nova subvariante da Covid-19 em Tatuí

Aviso do Ministério da Saúde objetiva o ciclo vacinal completo

Órgãos da Saúde orientam a população a completar ciclo de vacinas (Foto: Divulgação/Freepik)
Da reportagem

A prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Saúde, emitiu alerta na última semana de agosto sobre a circulação de uma nova subvariante do novo coronavírus no país, reforçando a necessidade vacinação também no município. Até então, contudo, não havia nenhum registro de caso relacionado à mutação do vírus da Covid-19 em Tatuí.

A informação preliminar veio por meio da Organização Mundial da Saúde, que emitiu comunicado no dia 9 de agosto, com a informação de que essa nova manifestação da Covid-19 é considerada uma variante de “interesse” VOI (em comparação à variante original, quando seu genoma contém mutações que mudem o fenótipo do vírus).

Diante do alerta, a Vigilância Epidemiológica de Tatuí orienta a população para que, se apresentar sintomas respiratórios, procure as unidades básicas de saúde.

Para a diretora da Vigilância em Saúde de Tatuí, Rosana Oliveira, qualquer novo vírus diagnosticado causa preocupação, devendo a população manter-se em alerta para que, caso identificado qualquer tipo de sintoma, procure o mais breve possível os órgãos de saúde.

“Devemos sempre nos preocupar com qualquer tipo de virulência, visto que sabemos que a doença não escolhe o indivíduo. Sempre temos que manter-nos em alerta, para que a doença possa ser identificada logo no início, evitando a transmissão dela”, acentuou.

Ela comentou que, apesar dos quadros dos sintomas da Covid-19 “serem fracos”, por conta das vacinas imunizantes, ainda há pessoas que não completaram o esquema vacinal. “Deixamos um alerta a essas pessoas e também às imunocomprometidas, idosos e gestantes, para que sigam as etiquetas respiratórias”, reforçou.

Rosana disse que os sintomas da nova variante não se “diferenciam muito” dos já conhecidos. “Eles tendem a provocar uma infecção leve do sistema respiratório, sendo similar a uma gripe ou resfriado”, informou.

Boletins

A prefeitura deixou de divulgar as atualizações diárias por meio do site oficial no mês de junho. No entanto, segundo Fabiana, a pasta não parou de contabilizar os dados (que agora são computados internamente). Ela explicou que a informação para o público é definida por meio de uma equipe do setor da Saúde.

“Temos todas as informações em formato de planilhas para nosso controle interno, e também alimentamos os sistemas por meio do e-SUS Notifica, nos quais são digitadas todas as notificações, tanto de casos positivos quanto negativos em nossa Vigilância (Sanitária)”, completou.

Até o mês de junho, haviam sido contabilizados 34.719 casos da Covid-19 em Tatuí, sendo 103.453 descartados, 138.172 notificações, 34.182 pacientes recuperados e 528 óbitos constatados.

Referente às doses vacinais, até o mês seis, tinham sido registradas 366.649 doses aplicadas. Desse total, 113.957 correspondem à primeira dose, equivalendo a 92% da população vacinada; 107.239, à segunda dose (87%); 73.485 à terceira (60%); 38.968 à quarta (32%); 15.822 à quinta (13%); 3.092 à dose única (3%); e 14.086 à dose bivalente (12%).

De acordo com a Secretaria de Saúde, o último óbito no município aconteceu no dia 29 de abril deste ano. A pasta ainda informou que havia um paciente internado em hospital particular com o sintoma da doença até quarta-feira, 30 de agosto.

Segundo informações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a EG.5 é uma linhagem descendente da sulbinhagem da ômicron, notificada pela primeira vez em fevereiro deste ano. No entanto, até o momento, não foram notificadas mudanças na gravidade da doença.

Locais de vacinação

A Secretaria de Saúde informou os locais nos quais a população deve comparecer com a finalidade de completar o ciclo de vacinação.

Os adultos podem ser vacinados às segundas-feiras no: Centro Municipal de Especialidades Médicas (Cemem), das 8h às 15h; na ESF “Drª. Maria Eunice Del Fiol”, no bairro Valinho, das 8h às 15h; e na ESF “Dr. João Guilherme Soares Hoelz”, no Jardim Tóquio, das 8h às 15h.

Às terças-feiras, as vacinações ocorrem na: UBS “Aída Rodrigues Mota”, no Santa Cruz, das 8h às 12h30; na ESF “Dr. Simeão Orsi”, na vila Angélica, das 8h às 15h; e na ESF “André Batista”, na vila Santa Luzia, das 8h às 15h.

Nas quartas-feiras, ocorrem na: UBS “Dr. Jenner de Faria”, no bairro dos Mirandas, das 8h às 12h30; na UBS “Dr. Almiro dos Reis”, na vila Dr. Laurindo, das 8h às 15h; e na ESF “Othoniel Cerqueira Luz”, no CDHU, das 8h às 15h.

As vacinas nas quintas-feiras acontecem nas unidades: ESF do Jardim Santa Rita de Cássia, das 8h às 15h; na ESF “Adriana Mesquita Tibellio Mota”, no Jardins de Tatuí, das 8h às 15h; e na ESF “Dr. Alceu Machado Filho”, no São Cristóvão, das 8h às 15h.

Ainda acontecem nas sextas-feiras na UBS “Enfermeiro Antônio Rodrigues”, na vila Esperança, das 8h às 12h30; na UBS “Dr. Flávio N. de Oliveira”, no Congonhal, das 8h às 12h30; e na ESF “Dr. Medardo Costa Neves”, no Rosa Garcia, das 8h às 15h.

Os dias de vacinação para o público infantil acontecem: às segundas-feiras, das 8h às 15h, no Cemem; e às quintas-feiras, na ESF do bairro Santa Rita de Cássia, das 8h às 15h.

O órgão da saúde reforçou que as vacinas e os testes da Covid-19 estão disponíveis na rede municipal de saúde. Para isso, o cidadão deve comparecer aos locais informados, munidos de cartão SUS, CPF, documento com foto, comprovante de endereço e carteira de vacinação ou comprovantes anteriores de recebimento das vacinas da Covid-19.

Na vacinação de menores de idade, um responsável precisa estar presente. Informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica, por meio do telefone (15) 3259-6358.