Da redação
O videoclipe “Do Conto à Tela: A Música de Remetido Sangue”, de Yuri Gonzaga Gonçalves da Costa – contemplado pelo 4º Festival de Arte e Cultura de Tatuí – “Mestre Canturião José Pinto de Moraes”, da prefeitura -, estreou na sexta-feira da semana passada, 6, no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube (https://bit.ly/4imTWOG).
No mês de agosto de 2023, Gonzaga foi convidado para apresentar uma música composta especialmente para o 21º Prêmio Literário Paulo Setúbal, no Teatro “Procópio Ferreira”, e que foi inspirada no premiado conto “Remetido Sangue”, uma composição apresentada em voz e piano. Agora, essa criação ganha uma nova dimensão com o lançamento do videoclipe.
O trabalho utiliza a técnica de gravação em que Gonzaga, multi-instrumentista, toca diversos instrumentos, dividindo a tela consigo mesmo.
“Essa abordagem criativa permite que a música e o conto sejam apresentados de forma audiovisual, promovendo uma experiência imersiva para o público”, conforme apontado pela assessoria de comunicação da prefeitura.
Gonzaga é sanfoneiro, cantor e compositor paraibano com formação em música popular pela Universidade Federal da Paraíba. É membro-fundador da banda Os Gonzagas.
Além de seu trabalho com a banda, desenvolve projetos autorais que mesclam música, poesia e audiovisual, como o álbum visual “Amador”. Atualmente, é aluno do curso de piano popular no Conservatório de Tatuí.