Participação em feiras estaduais, divulgação dos eventos culturais e atrativos turísticos na imprensa e reforço na infraestrutura local são algumas das possibilidades que a ascensão da Tatuí a MIT (Município de Interesse Turístico) abre à cidade.
O vice-presidente do Comtur (Conselho Municipal do Turismo), César Augusto de Araújo, espera que, já na reunião programada para terça-feira, 6, o secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, apresente propostas ao colegiado.
O Comtur, órgão formado por representantes de bares, restaurantes, setor hoteleiro e sociedade civil, é responsável pela formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento turístico e por acompanhar a execução do Plano Municipal de Turismo, além de definir ações necessárias ao fomento do setor na cidade.
“Nós esperamos trabalhar em conjunto com a Prefeitura. Temos confiança na equipe da prefeita, e vamos dar total credibilidade. Vamos discutir em conjunto com a secretaria algumas prioridades”, declarou.
As decisões sobre os investimentos dos recursos do Fumtur (Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos), do governo estadual, passam pelo colegiado.
Como a cidade não dispunha de recursos para a efetivação de políticas públicas propostas pelo Comtur, o vice-presidente considera que a sanção de Tatuí como MIT é o “início do trabalho efetivo”.
“Temos algumas prioridades, em concordância com a Prefeitura, de que algumas situações, como o embelezamento da cidade, a reforma de praças, instalação de coretos e de um pórtico, são prioritárias, do ponto de vista da infraestrutura. Daí, vem a divulgação, não menos importante”, salientou.
As regras do MIT determinam que 80% dos recursos sejam destinados à infraestrutura turística da cidade e liberam 20% para ações como as de divulgação, participação em feiras e outras iniciativas.
Para atrair visitantes e, com isso, aumentar o fluxo no comércio e serviços locais, o Comtur proporá o investimento em veículos de comunicação locais e regionais, com vistas à atração do público para Tatuí.
“Precisamos investir em divulgação nos veículos de comunicação, como os jornais, rádios, TVs e redes sociais. O importante é que sejam difundidos os nossos atrativos”, declarou.
Em localidades mais distantes, como a capital, a participação em feiras, como o Salão do Turismo de São Paulo, é tida como importante para mostrar os atrativos tatuianos aos profissionais das agências de viagens de todo o Brasil.
Em paralelo às atividades de divulgação e melhoria da infraestrutura turística, o Comtur quer trabalhar para convencer os tatuianos de que a cidade merece ser tratada como destino de viajantes. A ideia do conselho é ministrar aulas com alunos da rede de ensino.
“Temos que colocar na cabeça do tatuiano que somos um MIT. Muitas pessoas nos questionavam se, realmente, temos essa vocação, e acho que a sanção foi a resposta. A lei serve de estímulo para que seja trabalhada a confiança dos tatuianos na própria cidade”, relatou.