Reprodução
Fotografia é uma das que retratam a experiência vivida pela artista
Composta por 16 fotografias em cores e em preto e branco, a exposição “México, Muito Além do Que Você Imagina” traz ao município a visão peculiar de Sylvia Nogueira Cury sobre o país da América do Norte. As imagens poderão ser vistas no Sesi (Serviço Social da Indústria) entre os dias 3 e 29 de março.
A mostra gratuita traz no título o “slogan” de uma campanha publicitária internacional em favor do turismo no México. Conforme a fotógrafa, a iniciativa “traduz bem o caráter do povo acolhedor com suas vestimentas coloridas”.
Durante a viagem, Sylvia teve contato com o misticismo em torno das pirâmides, o respeito aos antepassados e provou a culinária exótica. O resultado disso é o que compõe o acervo em exposição no CAT (Centro de Atividades) “Wilson Sampaio”, à avenida São Carlos, 900, na vila Dr. Laurindo.
O mar azul turquesa, os hotéis luxuosos e a “mistura de pessoas” também estão retratados nas fotografias feitas pela artista rio-pretense. Conforme divulgou Sylvia, esses ingredientes “fazem parte da receita para uma viagem perfeita”.
Formada em publicidade e propaganda, a artista começou fotografando a América do Sul e, depois, Europa, América do Norte e Ásia. Em dez anos de carreira, retratou Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Emirados Árabes Unidos, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda, Israel, Itália, México, Omã, Peru, Portugal e Suíça.
Premiada em vários eventos, Sylvia gosta de fazer fotos de turismo, pessoas e natureza. Entre os destaques de prêmios recebidos, estão: a Bienal Nacional de Arte Fotográfica em Preto e Branco e a Bienal Nacional de Natureza em Cores.
Para fotografar, ela supera barreiras “aparentemente intransponíveis”, como, por exemplo, temperaturas adversas. Ela já precisou vencer o calor desértico de 45ºC e o frio subpolar de -30ºC.
A fotógrafa encarou, também, áreas de difícil acesso, como terrenos pedregosos, íngremes ou arenosos; superfícies lisas e escorregadias; áreas oficiais de entrada controlada e lugares “não-fotografáveis” (pirâmides e campos minados), entre outros.
Mais informações sobre a exposição são obtidas pelos telefones 3205-7910 e 3205-7915. Outros detalhes também podem ser solicitados pelo e-mail: sutatui@sesisp.org.br.