Da reportagem
Os vereadores tatuianos consideram que o número de vagas em creches não é o suficiente para atender à demanda no município. Em sessão ordinária, na segunda-feira, 21, eles aprovaram pedidos de criação de novas vagas e a conclusão de creche em obras.
Pelo requerimento 276/22, Antonio Marcos de Abreu (PSDB), presidente da Casa de Leis, questiona a prefeitura se há déficit entre o número de crianças e vagas em creches.
Ele também pergunta quantas unidades deveriam ser instaladas para suprir o déficit e o critério adotado para admissão de crianças e abertura de novas vagas.
De maneira semelhante, o vereador Eduardo Dade Sallum (PT), pelo requerimento 336/22, pede que o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior informe se há falta de vagas em creches tatuianas e como a prefeitura pretende aumentar a oferta delas à população.
Já João Francisco de Lima Filho (Cidadania) é o autor do requerimento 311/22, o qual questiona o Executivo sobre quando será retomada a construção da creche no bairro Santa Cruz. A matéria ainda indaga sobre o prazo para a finalização da obra e a quantidade de crianças que serão atendidas na unidade.
No entanto, na quarta-feira, 23, dois dias após a reunião parlamentar, o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, esteve em Tatuí e fez dois anúncios: a construção de uma escola de Ensino Médio e de uma creche.
A escola de ensino médio será construída no Residencial Vida Nova Tatuí, o Pacaembu, para atender mais de 300 alunos da região sul da cidade, incluindo o Jardim Santa Rita de Cássia. O valor do investimento na obra é de R$ 9,6 milhões.
A creche anunciada pelo titular da pasta estadual será construída na alameda Dalva de Oliveira, bairro Nova Tatuí, no valor de R$ 3,4 milhões, tendo capacidade de atender 150 crianças (reportagens nesta edição). No início deste mês, Lima havia sugerido a construção de uma creche municipal justamente nesse local.
Ao todo, quase 150 documentos foram protocolados na pauta da sessão ordinária, composta por 23 indicações, 103 requerimentos e 20 moções, sendo 19 de aplausos e congratulações e uma de apoio.
Cláudio dos Santos (PSL) e José Eduardo de Morais Perbelini (Republicanos) foram alguns dos vereadores que subiram à tribuna para reforçar os pedidos dos respectivos requerimentos. Santos solicitou a instalação de dispositivos em galerias pluviais para reter o lixo e, desta forma, evitar eventuais entupimentos.
Perbelini aproveitou para, mais uma vez, pedir que o veículo pertencente à Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer seja “adesivado”. A intensão é que o carro, quando transitar em outras cidades, possa “anunciar” que Tatuí é MIT (município de interesse turístico).
Sallum apresentou dois requerimentos endereçados à Nutriplus Alimentação e Tecnologia, empresa contratada pela prefeitura de Tatuí para servir a alimentação escolar nas unidades municipais.
Em um dos documentos, o parlamentar questiona se está havendo insuficiência no fornecimento de merenda nas escolas de Tatuí. No segundo, Sallum pede que a empresa informe por qual razão, em 18 de janeiro, não houve pagamento da primeira parcela dos valores devidos aos funcionários, como fora acordado em audiência.
Recentemente, funcionárias da empresa terceirizada denunciaram atraso no pagamento dos salários e falta do recebimento dos benefícios contratuais. A denúncia foi feita no MPT (Ministério Público do Trabalho) de São Paulo.
Em virtude do feriado de Carnaval, os vereadores retornarão na Sala das Sessões “Vereador Rafael Orsi Filho”, da Câmara Municipal, para a próxima sessão ordinária somente noite de quarta-feira, 2 de março, a partir das 19h.