Verba para contratação de shows em Tatuí motiva questionamentos

Sallum aborda programação prevista para o aniversário do município

70 matérias são aprovadas na ordinária e 8 projetos na ‘extra’ (foto: Eduardo Domingues)
Da reportagem

O recente anúncio do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior da realização de um rodeio com shows de atrações musicais reconhecidas nacionalmente, como parte das comemorações do 196º aniversário da cidade, entre os dias 10 e 13 de agosto, repercutiu no Poder Legislativo.

O parlamentar Eduardo Dade Sallum (PT) questionou o Poder Executivo sobre a origem dos recursos para a contratação dos shows. A indagação foi feita através do requerimento 1.777/22, aprovado em sessão ordinária na segunda-feira, 20.

O documento ainda pergunta se existe alguma previsão orçamentária destinada para essa finalidade e qual será o valor do cachê a ser pago a cada uma das atrações, além da forma de contratação a ser realizada.

Após o anúncio feito pelo chefe do Executivo, o secretário municipal da Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli, informou terem sido feitos os editais e que as atrações já estão em processo de homologação. A confirmação ainda não foi divulgada.

Caso sejam confirmados, os shows terão na abertura, dia 10 de agosto, a dupla Fernando & Sorocaba. No dia 11, aniversário de Tatuí, Maiara & Maraísa sobem ao palco. Já no dia 12, as apresentações serão por conta do DJ Dennis e de Guilherme & Benuto. O encerramento da festa acontece no sábado, 13, com shows da dupla Matheus & Kauan e do Dj Kevin.

Na tribuna, Sallum lembrou que a base do governo na Câmara Municipal rejeitou uma emenda que ele apresentara ao projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias deste ano, direcionada à área da cultura no município.

A emenda dele previa que a prefeitura destinasse 1% do Orçamento anual para ações, atividades e melhorias no setor de cultura.

Sallum argumentou que o recurso para contratação dos artistas deveria ser utilizado para melhorias no atendimento da UPA (unidade de pronto atendimento) “Augusto Moisés de Menezes Lanza” e em benefício de entidades assistenciais.

Ele ainda alertou sobre as investigações que ocorrem no país sobre a contratação de cantores sertanejos.

Em virtude do feriado prolongado da semana anterior, a pauta da sessão ordinária desta semana foi mais curta, contendo 3 indicações, 66 requerimentos e 3 moções. No entanto, um requerimento e uma moção não foram apreciados, pois a autora, Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PP) esteve ausente.

Projetos de lei

Na sequência, em sessão extraordinária convocada pelo presidente da Câmara, Antonio Marcos de Abreu (PSDB), os vereadores aprovaram quatro projetos de lei, todos do Legislativo, além de quatro projetos de decreto legislativo, outorgando títulos de cidadania.

Entre os PLs, o documento 103/21, de Márcio Antônio de Camargo (PSDB), dispõe sobre proibição do descarte de lixo, entulho de obras ou outros materiais inservíveis em vias públicas ou imóveis privados, com previsão de aplicação de multa.

O PL 5/22, de Renan Cortez (MDB), visa a instituição da Semana Municipal de Prevenção à Violência Contra Professores nas Escolas, a ser realizada, anualmente, no mês de outubro, enquanto o PL 18/22, de Abreu, busca criar o Programa Mulher Empreendedora e o projeto Lidera Mulher.

Por fim, os edis João Éder Alves Miguel (MDB) e Camargo apresentaram o PL 27/22, em conjunto. O documento visa declarar a Igreja Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizada na via Vicente Manoel de Oliveira, s/n, no bairro dos Oliveiras, como espaço de interesse turístico de Tatuí.