Da reportagem
Em visita durante a abertura da Feira do Doce, na noite de sexta-feira, 7, a deputada federal Simone Marquetto anunciou o repasse de R$ 200 mil para a castração de animais em Tatuí.
O repasse será feito por meio de verbas do governo federal. “Estamos disponibilizando para a cidade, neste segundo semestre, R$ 200 mil para custear as castrações na clínica veterinária pet de Tatuí”, anunciou a deputada.
Na cidade, as castrações de cães e gatos são realizadas por meio de clínicas particulares conveniadas à prefeitura.
Em março deste ano, na primeira etapa de castração, 300 animais, entre cães e gatos, passaram pelo procedimento, o qual reduz a procriação excessiva, além de prevenir e conter o número de doenças que acometem esses animais.
Os que passaram pelo procedimento pertenciam à lista de espera permanente do Departamento de Bem-Estar Animal, a qual pode ser consultada por meio do link tatui.sp.gov.br/bem-estar-animal.
Segundo o departamento, os tutores que já estão com os cães ou gatos inscritos na lista de espera, mas que ainda não foram convocados para comparecer no mutirão anterior, devem aguardar o contato, de acordo com a ordem na fila e o número de vagas disponíveis.
“Assim que forem predefinidas as datas das próximas ações, o departamento entrará em contato”, antecipou a pasta.
Destinado à população de baixa renda, os interessados na ação devem inscrever os animais na lista de espera na sede do órgão, localizado à rua Chiquinha Rodrigues, 909, vila Dr. Laurindo, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 15h, para fornecer dados e retirar a identificação da posição na lista de espera.
UBS animal
Ainda durante a visita, a deputada anunciou a intenção de buscar verbas para a implantação de uma UBS animal (unidade básica de saúde) na cidade
“Eu e o prefeito Miguel (Lopes Cardoso Júnior) temos sentado juntos para trabalharmos pela cidade de Tatuí”, sustentou.
“Nessas conversas, com o vereador Renan (Cortez), ele contou sobre a implantação do projeto da clínica veterinária, uma espécie de UBS para o pet, pois sabemos que muitas pessoas não têm condições de cuidar do seu animal”, pontuou.
Cardoso Júnior também declarou o desejo de implantar a unidade. “Eu tenho um sonho no meu coração, que é o de montar uma UBS do animal em nossa cidade. Temos uma faculdade que tem os profissionais, e por que não fazermos uma parceria para as pessoas que não conseguem pagar?”, questionou
Ele citou o projeto de castração animal e a fiscalização que parte das denúncias de maus-tratos a animais como exemplos de cuidado. “Aqui, como em todas as cidades, existem problemas. No entanto, o problema é tratado”, concluiu.