VE confirma 89 casos de dengue com alta de 12,65% em 10 dias

92
Quinta edição e operação limpeza retira mais de 28 caminhões de lixo (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

O número de moradores infectados pela dengue voltou a subir em Tatuí. Conforme relatórios da Vigilância Epidemiológica, pertencente à Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 8 e 18, a pasta confirmou 89 casos da doença.

O número representa aumento de 12,65% se comparado ao levantamento anterior, entre os dias 29 de maio e 7 de junho, quando o órgão municipal notificou 79 casos da doença em dez dias.

Até o balanço divulgado no dia 8, o município havia acumulado 20.295 casos de dengue somente em 2021. Com os novos exames positivos nos dez dias recentes, a cidade contabilizou, até esta sexta-feira, 18, 20.384 contaminações.

Nos dez dias, a média diária foi de 8,9 confirmações, número equivalente a 0,37 novo caso a cada hora. No período anterior, a média atingira 7,9 confirmações por dia e 0,32 por hora.

Conforme o órgão, a maioria dos casos é autóctone (contraída no município). Até fevereiro, os contágios ocorriam de maneira concentrada na região do Jardim Santa Rita de Cássia. Contudo, a VE informa que os casos positivos não estão mais concentrados no bairro, com registros em toda a cidade.

Publicidade

Este é o ano com maior número de casos autóctones da doença, conforme apontam as fichas epidemiológicas da Vigilância Epidemiológica, abordando o período de 1992 a 2021.

O índice de casos deste ano já representa número 64,91 vezes maior que a totalidade de 2020, quando se somaram 314 infectados entre janeiro e dezembro.

Limpeza

Como forma de reduzir as contaminações, no sábado, 12, foi realizada a quinta edição da operação “Limpeza e Cata-Treco”, promovida pela prefeitura, com organização do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) e apoio das secretarias municipais, Cooperativa de Reciclagem de Lixo e empresas particulares.

Nesta edição, a operação percorreu os bairros Jardim Wanderley, CDHU, Jardim Lucila, Jardim XI de Agosto, Jardim Santa Emília, Sena Ville e Residencial Atlanta, recolhendo cerca de quatro caçambas de entulho em 28 viagens de caminhões.

“A campanha também orientou a população sobre o combate à dengue, por meio da entrega de panfletos informativos”, acrescenta a assessoria de comunicação da prefeitura.

O órgão municipal destaca que a ação de limpeza “colaborou muito para a diminuição dos casos de dengue no município nos últimos meses, mas é importante que a população não perca o foco no combate ao mosquito Aedes aegypti, para não haver um novo aumento de casos”.

As próximas regiões da cidade a receberem a operação Limpeza e Cata-Treco serão divulgadas, em breve, nos canais oficiais da prefeitura (site, Facebook, Instagram e Telegram).

A prefeitura reforça o pedido da colaboração de todos os cidadãos quanto à limpeza e manutenção de terrenos e residências. Salienta, ainda, que as denúncias podem ser feitas pelos telefones (15) 3259-8428 ou 3259-8463, ou ainda na ouvidoria virtual pelo endereço: http://tatui.sp.gov.br/ouvidoria.

Publicidade