VE adquire câmaras para conservação de vacinas em unidades





A VE (Vigilância Epidemiológica) adquiriu sete câmaras imunobiológicas para conservação de vacinas. A novidade, divulgada nesta semana pela Prefeitura, é considerada “um importante reforço na refrigeração de medicamentos”.

Os equipamentos vão equipar postos de saúde que funcionam no Jardim Gonzaga, vila Angélica, CDHU (Conjunto Habitacional “Orlando Lisboa de Almeida”), Santa Cruz, Santa Rita, Rosa Garcia e vila Esperança.

O investimento é de R$ 49 mil, fruto de parceria entre a Prefeitura e o governo federal.

Nessas unidades, haverá substituições de geladeiras convencionais pelo novo refrigerador. Conforme a assessoria de comunicação do Executivo, as mudanças tiveram início em 2013, quando sete postos receberam novos equipamentos.

“Com essa nova etapa de reaparelhamento, agora, no início de 2016, todas as unidades básicas de saúde da zona urbana, onde existe maior demanda de vacinação, contam com as câmaras específicas para armazenamento das doses”, iniciou o secretário municipal da Saúde, Umberto Fanganiello Filho, Tuta.

“Antes geladeiras comuns, dessas que são usadas em residências, eram usadas para conservação”, complementou.

Cada equipamento tem capacidade para armazenar até 5.000 doses de vacinas contra vírus, bactérias e toxinas. Entre elas: poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola tríplice viral, além de soros.

De acordo com a coordenadora da Vigilância, enfermeira Marilu Rodrigues da Costa, a câmara fria tem um sistema de temperatura interna, a qual varia entre 2 e 8 graus, podendo ser regulada.

“É mais um avanço para nossa saúde, pois evitamos a perda de medicamento. Mesmo no caso de falta de energia elétrica, o equipamento funciona por até 48 horas”, informou ela.

Além do investimento, o Executivo contabilizou, em nota à imprensa, a revitalização de 11 UBSs (unidades básicas de saúde) até este mês. Informou, ainda, que todos os postos da cidade serão reaparelhados ao longo do ano.