Da redação
Conforme apurado pela enquete semanal promovida pelo jornal O Progresso de Tatuí em seu portal de notícias (www.oprogressodetatui.com.br), a vacinação é a maior causa para a diminuição das contaminações e mortes por Covid-19 em Tatuí.
A pesquisa, que teve início no sábado passado, 19, e encerramento nesta sexta-feira, 25, indicou que 81% dos tatuianos creditam à imunização a grande melhora na situação epidemiológica envolvendo o novo coronavírus na cidade.
Por sua vez, apenas 19% demonstram não acreditar que a vacinação esteja sendo a maior causa para o atual freio nas mortes e confirmações da doença.
Nesta sexta-feira, Tatuí havia completado 17 dias sem nenhuma confirmação de óbito pela doença, além de não apurar uma confirmação sequer nas 24 horas recentes – o segundo dia sem casos positivos da doença desde a explosão de casos ocorrida no início do ano, com a aparição da variante ômicron.
Para esta próxima semana, a enquete aborda outro aspecto relacionado à pandemia: a atuação de diversos profissionais e agentes públicos no combate à doença e suas consequências.
Nesta sexta-feira, 25, a prefeitura promoveu a inauguração de um monumento em homenagem aos profissionais da Saúde, reconhecidos por muitos como os mais sacrificados e exigidos na chamada “linha de frente” contra a doença (reportagem nesta edição).
Assim, a enquete questiona: “Em sua opinião, quem mais merece reconhecimento pelo combate à Covid-19?”. As respostas são: “os profissionais da Saúde”, “os cientistas”, “o governo municipal”, “o governo estadual” e “o governo federal”.
O resultado será publicado na edição do final de semana seguinte, dia 3 de abril.