Vacinação contra a Covid-19 atinge mais de 40% da população de Tatuí

Município imuniza mais de 11 mil pessoas entre os dias 21 e 27 de junho

13
Publicidade
Da redação

Com a inclusão das pessoas sem comorbidades acima de 40 anos, a campanha de vacinação contra a Covid-19 atingiu mais de 40% da população tatuiana com a aplicação de pelo menos uma dose de imunizante contra a doença.

Os dados são apontados em levantamento feito por O Progresso com base nas divulgações da Vigilância Epidemiológica. Considerando o fechamento da edição de final de semana (às sextas-feiras), os números são relativos ao avanço da vacinação em uma semana completa (de segunda-feira a domingo).

Conforme a pesquisa, entre os dias 21 e 27 de junho, 11.037 tatuianos foram vacinados, sendo 10.964 aplicações referentes à primeira dose e outras 73 para completar o ciclo de imunização, com a segunda dose.

Na semana analisada, com a antecipação do calendário de vacinação e a abrangência de novos públicos-alvo, a Secretaria Municipal de Saúde registrou procura 57,15% maior que a da semana anterior. Entre 14 e 20 de junho, 7.023 tatuianos foram vacinados.

Até o domingo passado, a cidade havia totalizado a aplicação de 67.374 doses das vacinas Coronavac e da Oxford/AstraZeneca, sendo 52.587 equivalentes à primeira e 14.787, à segunda. No período anterior, a tabela mostrava 56.337 doses, sendo 41.623 da primeira e 14.714 da segunda.

Publicidade

De acordo com estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Tatuí tem 122.967 moradores. Ou seja, a imunização havia atingido 42,76% da população com a primeira dose e 12,02% com a segunda.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população que já recebeu a primeira dose deve ficar atenta à data da segunda, já que “todas as vacinas aplicadas em Tatuí, até o momento, precisam da segunda dose para atingir o nível de eficácia esperado”.

“Além de aumentar a proteção contra a doença, a segunda dose ajuda a prolongar o período desta proteção. Sem a picada de reforço, o cidadão fica menos resguardado contra o coronavírus”, salienta o órgão

As primeiras doses de vacina contra Covid-19 chegaram a Tatuí no dia 21 de janeiro. Os primeiros vacinados na cidade foram os profissionais de saúde e, logo depois, os idosos, por ordem decrescente de idade.

Desde então, a semana com menor número de pessoas vacinadas foi a de 22 a 28 de fevereiro, com 325 imunizações (270 da primeira dose e 55 da segunda). Já a semana de maior abrangência foi a de 21 a 27 de junho.

Nesta sexta-feira, 2, conforme divulgado pela VE, o município continuou a imunização dos moradores sem comorbidades a partir de 40 anos completos. Além disso, moradores incluídos em outros públicos-alvo continuam sendo imunizados.

Para as pessoas com idade a partir desta faixa etária, é necessário apresentar, no momento da vacinação, um documento de identificação com foto, cartão SUS e comprovante de endereço de Tatuí.

Profissionais da Educação acima de 18 anos continuam sendo imunizados. Para receber o imunizante, os educadores também são obrigados a apresentar um “QR Code” gerado a partir do site www.vacinaja.sp.gov.br.

O órgão ainda continua a imunização de gestantes e puérperas sem comorbidades, pessoas com comorbidades e com deficiência permanente acima de 18 anos cadastradas no programa BPC (Benefício de Prestação Continuada) da assistência social. Os munícipes deste grupo devem apresentar comprovante do recebimento do BPC.

Também continua a imunização de motoristas e cobradores de ônibus do transporte público urbano e intermunicipais. Assim como os educadores, eles devem se cadastrar no site “Vacina Já”. O órgão ainda aplica a primeira dose em tatuianos com síndrome de Down e transplantados de 18 a 59 anos.

A aplicação da segunda dose está sendo aplicada em todos os que receberam a primeira, respeitando a data agendada na carteirinha de vacinação. Para aqueles que devem receber a Coronavac é necessário agendar a aplicação pelo telefone 3259-6358.

Ao longo da semana, as doses são aplicadas em sistema drive-thru somente no estacionamento da futura sede da prefeitura, em frente à UPA, das 8h às 17h. Os pedestres podem receber a imunização na Emef “João Florêncio”, centro, das 8h às 16h.

A Secretaria ainda orienta às pessoas entre 30 e 39 anos, sem comorbidades, a realizarem um pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.

“Ainda não há previsão de vacinação para este público, mas a realização do pré-cadastro visa agilizar a imunização e evitar filas quanto o público for convocado”, declara o órgão.

Até às 9h desta sexta-feira, 2, o órgão da pasta de Saúde havia aplicado 69.660 doses das vacinas Coronavac e da Oxford/AstraZeneca, das quais 54.825 são referentes à primeira dose e 14.835, à segunda.

Publicidade