Uso de empresas para tentativas de fraude cresce 102% na pandemia

Imagem ilustrativa (foto: Sora Shimazaki)
Da Máquina CW

Diante da acelerada digitalização de processos e do aumento de golpes no ambiente digital, as organizações se tornaram mais uma ferramenta na mão dos fraudadores.

De acordo com a ClearSale, empresa referência em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, o uso de empresas para tentativas de fraude cresceu 102% durante a pandemia.

Segundo o levantamento, a pandemia gerou uma grande quantidade de novos empreendedores. Segundo o Sebrae, foram mais de 2,6 milhões de novos microempreendedores individuais criados em 2020.

Diante disso, abriu-se um novo nicho de mercado para as empresas buscarem clientes e, como consequência, criou-se possíveis brechas que são aproveitadas por fraudadores.

“Muitos dados de empresas são públicos e podem ser achados facilmente em sites da Receita Federal, por exemplo. Com isso, acabam usados indevidamente para tentar adquirir um produto ou serviço. Alguns fraudadores investem mais esforços e chegam a criar empresas em nome próprio ou em nome de ‘laranjas’ com o intuito de conseguir dinheiro sem gerar negócio, prejudicando empresas legítimas”, afirma Henrique Braga Martins, head de Fraude Empresarial da ClearSale.

Ainda segundo o estudo, neste caso, as microempresas são ainda mais atrativas. Mesmo com alguns empecilhos como, por exemplo, um limite de crédito menor nos bancos, a menor complexidade nos processos desde a criação de um MEI até a aquisição de um serviço ou produto facilitam a ação dos golpistas.

“Outra prática comum é a compra de empresas falidas para ter acesso ao histórico delas ou a criação de empresas chamadas ‘aquecidas’. No início, o fraudador faz alguns negócios lícitos para parecer uma companhia legitima e, depois de algum tempo ou numa manobra mais rentável, começam a aplicar golpes”, conclui o executivo.

Sobre a ClearSale
A ClearSale é especialista em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas, telecomunicações e seguros, sendo pioneira no mapeamento do comportamento do consumidor digital.