UPA recebe vítimas de acidentes com animais peçonhentos

Picadas de escorpião, aranha e serpente são as principais ocorrências na UPA (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

A unidade de pronto atendimento (UPA) de Tatuí se tornou ponto estratégico para nove cidades da região no atendimento de acidentes com animais peçonhentos, conforme informado pela assessoria de comunicação da prefeitura. Os dados partem da Vigilância Epidemiológica (VE), da Secretaria Municipal de Saúde.

Além de Tatuí, os demais municípios atendidos rotineiramente são Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Iperó, Jumirim, Quadra e Tietê.

A coordenadora da VE, Rosana de Oliveira, explicou que existe a necessidade de atendimento imediato. “Sendo assim, a vítima deve se locomover, o mais breve possível, até a UPA. Na falta de um veículo próprio para o transporte da vítima, os responsáveis devem ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo número 192, pois há urgência em casos como esses”, ressaltou a coordenadora.

Rosana contou que, em reunião com a Comissão Intergestores Regionais (CIR), ficou estabelecido que Tatuí seria o ponto estratégico no atendimento aos acidentes com animais peçonhentos.

“A vítima é trazida à UPA para o atendimento emergencial, onde é examinada por um médico e encaminhada para a equipe responsável pela aplicação de soros, caso necessário”, mencionou.

Segundo Rosana, atualmente, os principais atendimentos têm sido por conta de picadas de escorpiões, seguidos de aranhas, abelhas e serpentes.

De acordo com a coordenadora, crianças de até dez anos de idade sentem mais a ação do veneno do escorpião, por exemplo, podendo chegar a óbito.

Ela ressaltou que, mesmo que a pessoa não tenha visto o animal, é importante observar sintomas que aparecem imediatamente, como choro intenso, dor e vômito. “Limpe o local com água e sabão, faça uma compressa morna e vá imediatamente ao atendimento médico”, recomendou Rosana.

Ela complementa que, de forma alguma, é para a vítima furar, cortar, espremer ou fazer torniquete na região da picada.

A coordenadora recomenda que as pessoas mantenham os quintais das casas limpos, evitando o acúmulo de entulhos e lixo, tampar os ralos, pias e tanques e frestas. “Medidas simples são eficazes e evitam possíveis acidentes”, completou.

Todo tratamento de acidente por picada de escorpião é gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A UPA de Tatuí está situada na rua Quim Quevedo, 56, Jardim Junqueira. Para mais informações, pode-se ligar para o (15) 3305-1032.