Jheniffer Sodré
Prefeito, primeira-dama e presidente da Câmara entregam troféu a integrante de agremiação premiada
A miniescola de samba Unidos da Vila sagrou-se grande vencedora do desfile do Carnaval 2014. Ela “faturou”, ao todo, sete premiações no concurso local. Neste ano, a escola colocou 200 pessoas na passarela do samba (a rua 11 de Agosto) para contar a história do sambista tatuiano Paulo Vagalume.
Além de poder ver o homenageado, do alto dos seus 86 anos de idade, desfilar na companhia de sua família, os foliões tiveram a oportunidade de conhecer Amado de Jesus Miranda, Amadão, outro sambista que também fez parte do espetáculo.
Com essa homenagem, a Unidos da Vila recebeu os seguintes troféus: samba-enredo; bateria; harmonia; para mestre-sala e porta-bandeira (dona Ana e Gabu); Troféu “Júlio de Lima” – concedido aos compositores do samba-enredo; Troféu “Bá”, para o intérprete Waguinho Barros; e a menção honrosa, entregue a Maria Lúcia Porta pela fantasia “mais brilhante” da noite.
“Estou muito emocionado por nossa escola ter recebido seis troféus, pois foi muito trabalhoso, principalmente, por sermos uma comunidade e termos que fazer muita coisa sozinhos”, afirmou o presidente e intérprete da miniescola Wagner de Camargo Barros, o Waguinho.
Ele contou que foi difícil colocar a Unidos da Vila na avenida, ainda mais pelo “pouco tempo que os carnavalescos tiveram para fazer todos os preparativos”.
“Sem dúvida, essa premiação é um reconhecimento de todo o trabalho e esforço que tivemos para fazer bonito no desfile”, disse o presidente que comemorou o “aumento da premiação”. Em 2013, a escola levou quatro troféus para casa.
Para garantir novos troféus para a galeria, a diretoria da miniescola vencedora afirmou que já “começou a pensar na festa do próximo ano”. “Estamos pensando em 2015 para que possamos melhorar cada vez mais”, destacou Waguinho.
O bloco Renascer, do Clube da Terceira Idade, e a miniescola de samba Raízes Quilombolas e Falsa Modéstia receberam três troféus cada uma. A primeira levou a cultura egípcia para a rua 11 de Agosto e foi premiada nos quesitos luxo e conjunto, e levou o Troféu “Elvira Marques”, cedido a Eunice Marques.
“Estou me sentindo muito realizada com a conquista, pois sempre foi meu sonho ir desfilar na avenida com a nossa bateria, e nesse ano nós conseguimos”, contou a presidente da Associação Renascer Tatuiense, Francisca Antônia de Oliveira Saraiva.
Ela afirmou que o processo é cansativo, mas, ao mesmo, tempo compensador. “Estamos nos recuperando para no próximo Carnaval estarmos ainda melhores. Nosso plano é começar a organizar as coisas para 2015 com mais antecedência”. Em 2013, a Renascer recebeu apenas um troféu.
A miniescola Raízes Quilombolas e Falsa Modéstia homenageou as mulheres negras em seu samba-enredo “Bendita és Tu, Mulher”. Ela levou os prêmios de originalidade, interatividade com o público e o Troféu “Walter Bosso”, entregue para Dandara Rolim, de 8 anos, foliã “que mais interagiu com a plateia”.
“Estou me sentindo aliviada com essa premiação, pois a Raízes está se despedindo do Carnaval de Tatuí. Passamos por muitas dificuldades e nos esforçamos muito para desfilar”, declarou a representante da miniescola, Michele Rolim. De acordo com ela, no ano que vem, os sambistas devem ir a outras cidades.
Ela também comentou que não ficou satisfeita com a avaliação dos jurados e que não entendeu quais foram os critérios de avaliação deles. “Precisamos colocar pessoas que realmente entendam de Carnaval para avaliar as escolas e os blocos”, disse.
Os blocos de abadá Bando de Louco, Colina das Estrelas, Novos e Seminovos, Galera do Hugo e Unidos do Santa Rita receberam um troféu de participação, cada. O Império da Vila Esperança fez uma homenagem ao carnavalesco Pelezinho pintor, e foi premiado nos quesitos organização e criatividade.
“Este foi o primeiro ano que desfilamos e já levarmos para casa duas premiações. Anima bastante e da um gás no pessoal. Pensamos até em virar uma miniescola de samba para o Carnaval de 2015”, contou o mestre de bateria do bloco, Robson Rogério de Moraes.
O Unidos pelo Clube de Campo recebeu os troféus de melhor animação e uma menção honrosa. A Banda do Bonde foi premiada pelo melhor abadá e melhor movimento carnavalesco; e o Ki Presença recebeu menção honrosa pelo desempenho da bateria.
Jurados
Na avaliação geral dos jurados, que tiveram a missão de escolher os vencedores em cada quesito, o Carnaval deu “um salto em relação à qualidade e ao empenho dos foliões”. Para Rolando Soares, Tatuí tem crescido consideravelmente no que diz respeito ao Carnaval.
“O município se mobilizou para fazer uma festa para a própria cidade, e isso é fantástico. Espero que o Carnaval fique ainda mais amplo, e que todos se mobilizem cada vez mais para realizar este importante evento que é a assinatura cultural da cidade”, ressaltou.
A jurada Adriana de Camargo Sargenteli, afirmou que “o Carnaval de Tatuí começou a crescer de novo”. “Ainda pode melhorar muito, é claro, mas já é um primeiro passo. Espero que em 2015 melhore e seja um sucesso ainda maior”.
Ela reforçou que houve uma “evolução muito grande” nos quesitos fantasia, harmonia e bateria das miniescolas de samba e de alguns blocos de abadá. Já a jurada Claudya Rebouças frisou que o desfile deste ano foi muito bom.
“Eu adoro o Carnaval e gostei do que vi. Ao que me parece, as pessoas estão mais motivadas”. Para Claudya, desempenhar o papel de jurada neste ano foi “bem trabalhoso porque havia muita gente boa”.