Unidades de saúde urbanas realizam Dia D da campanha Novembro Azul

344
Campanha ocorre no próximo sábado das 7h às 13h
Publicidade
Da redação

A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, promove no próximo sábado, 14, das 7h às 13h, em todas as unidades de saúde urbanas, o “Dia D” da campanha Novembro Azul, dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com a Secretaria de Saúde, todos os homens serão acolhidos com anamnese, exame físico, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e coleta de sangue para o exame PSA (Antígeno Prostático Específico) para câncer de próstata – conforme critério médico quanto àqueles com mais de 50 anos de idade.

Com o intuito de evitar aglomerações no dia das atividades, devido à pandemia de Covid-19, os interessados em participar do evento devem procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para agendamento prévio.

A Secretaria de Saúde esclarece que todas as medidas de prevenção à Covid-19 serão tomadas, como distanciamento correto entre as pessoas, uso de máscaras de proteção e álcool em gel e equipe de saúde multidisciplinar com EPIs (equipamentos de proteção individual) adequados.

A campanha Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês este para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Publicidade

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos de idade, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas na fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite).

Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

A Secretaria de Saúde aponta que o homem deve procurar um médico quando perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina.

A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).

Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Conforme a Secretaria de Saúde, as principais dicas para se prevenir o câncer de próstata são: manter uma alimentação saudável e equilibrada; não fumar; identificar e tratar adequadamente a pressão alta, o diabetes e problemas de colesterol; manter peso saudável; e praticar regularmente atividade física.

Publicidade