Da reportagem
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na tarde de sexta-feira, 20, a inauguração da ampliação da unidade ESF (Estratégia Saúde da Família) “Othoniel Cerqueira Luz”, do bairro CDHU (Conjunto Habitacional “Orlando Lisboa de Almeida”).
A obra é um convênio da prefeitura de Tatuí com o Ministério da Saúde e contempla uma nova sala de vacinas, ampliação da recepção, sala para os agentes de saúde, vestiários e banheiros, com investimento de aproximadamente R$ 220 mil. A ampliação contempla mais 163 metros quadrados.
A solenidade teve presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo, do vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva e do secretário parlamentar e ex-prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, além de secretários, vereadores, diretores municipais e funcionários da unidade de saúde.
De acordo com a secretária da Saúde, enfermeira Tirza Luiza de Melo Meira Martins, a unidade recebe, em média, 13 mil pessoas, oferecendo atendimento médico com o programa Saúde da Família, visitas domiciliares, saúde bucal, agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem e apoio do Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) com as especialidades como pediatria e ginecologia.
“Nós sentimos a necessidade desta ampliação pelo fluxo de atendimento. Temos aqui alguns consultórios e estamos inaugurando novas salas para agentes de saúde, de vacinação e farmácia”, enumerou.
A secretária acentuou que, além da ampliação, a unidade foi revitalizada, recebendo pintura, novos equipamentos e mobiliários. Ainda apontou algumas obras entregues em 2019 na área da Saúde e garantiu: “Neste ano, tivemos muitas realizações e, no próximo ano, muitos sonhos na área da Saúde serão realizados aqui no município”.
O presidente da Câmara Municipal, Antonio Marcos de Abreu (PL), parabenizou a prefeita pela ampliação e pelas obras inauguradas nos últimos meses, ressaltando a necessidade da ampliação da unidade.
Durante a cerimônia, o vice-prefeito também parabenizou a prefeita pela obra e afirmou que “2020 será o ano da Saúde”. Segundo ele, estão previstas, para o próximo ano, novas reformas e ampliação em unidades de saúde, além da entrega da UPA (unidade de pronto atendimento).
“Muitas pessoas fazem comentários sobre a UPA, mas ela está pronta e pretendemos inaugurar ainda no primeiro trimestre. Só estamos esperando a chegada dos equipamentos para poder entregar a unidade, que é cinco vezes maior que o Pronto-Socorro. Será um ano de muitos investimentos no setor”, garantiu.
Luiz Paulo ainda apontou algumas das obras que estão sendo realizadas na região do bairro CDHU, como as ruas que foram asfaltadas, serviços de drenagem e a praça Mario Coscia, em construção no Jardim Wanderley.
O investimento em infraestrutura na região também foi destacado pela prefeita Maria José, que reforçou alguns dos serviços realizados no bairro e ainda salientou outras obras em andamento voltadas à área de saúde.
“Além dessas obras que o Luiz Paulo lembrou, fizemos aqui neste bairro muitas obras: reativamos o Centro de Capacitação do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade), recapeamos a rua Dr. Alberto Labronice e Benedito Fastino da Rosa, que é um dos principais acesos deste bairro, e continuaremos investindo aqui”, assegurou.
Na área de saúde, a prefeita e destacou que, além da ampliação da ESF, em setembro deste ano, foi inaugurada, no bairro CDHU, a Academia de Saúde “Célia Regina Silva”, também construída em convênio com o Ministério da Saúde, à rua Antenor dos Santos, 32.
“A ampliação da unidade era necessária, e é muito importante para melhor atender à demanda dos moradores. Sabemos que temos a melhorar ainda e estamos perseguindo esta meta, principalmente na Saúde”, declarou.
Nessa área, Maria José iniciou elencando os serviços realizados na Santa Casa de Misericórdia, desde a intervenção da prefeitura no hospital – que aconteceu no dia 31 de maio de 2017.
Conforme a prefeita, muitos investimentos também foram aplicados no hospital, como a reforma dos leitos por meio do projeto “Abrace a Santa Casa”, a revitalização da pediatria, inauguração da sala de acolhimento e a finalização do centro cirúrgico.
Maria José ainda reiterou que a UPA deve ser finalizada para melhorar o atendimento de emergência e urgência e desafogar o Pronto-Socorro.
“Na Santa Casa, estamos reconstruindo vários setores e, mais recentemente, inauguramos a ala da psiquiatria. Tivemos também a reforma da pediatria, do centro cirúrgico, reabrimos o Banco de Sangue e muitas outras obras que melhoraram muito o nosso serviço de saúde”, acrescentou.
Segundo levantamento do Executivo, somente o PS atende, em média, 11,5 mil pessoas por mês. A média mensal de atendimento nas 21 unidades básicas é de 75 mil consultas. No Cemem (Centro Municipal de Especialidades Médicas), a média de consultas com médicos especialistas chega a 4.727.
“O setor da Saúde é uma das nossas prioridades. Gastamos, aproximadamente, 32% do orçamento do município em saúde, algo em torno de R$ 100 milhões ao ano, e não para por aí: estamos contratando mais médicos e ampliando o número de profissionais na Saúde”, acentuou a prefeita.
A cerimônia foi encerrada com o descerramento da placa inaugural da ampliação e, em seguida, as autoridades foram convidadas a conhecer as novas instalações da unidade.