Da reportagem
O prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior se reuniu na semana anterior com protetores, ONGs e representantes de entidades voltadas ao bem-estar animal para alinhar a efetivação da Unidade Básica de Saúde Veterinária em Tatuí.
O anúncio veio após Cardoso Júnior ter antecipado, durante a abertura oficial da Feira do Doce, dia 7 de julho, o interesse do município em implantar o serviço de atendimento animal gratuito. Com previsão para o início das atividades ainda neste semestre, a clínica atenderá cães e gatos de forma eletiva e com agendamento.
De acordo com o prefeito, as consultas serão subsidiadas por meio de parceria entre a prefeitura e a Faculdade Santa Bárbara (Faesb) e de maneira eletiva para a população em situação de vulnerabilidade, assistida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que possui animais.
Ele explicou que a clínica não será de atendimento emergencial 24 horas, mas, sim, uma “porta de entrada para iniciar os cuidados com a saúde do pet”.
A vereadora e ativista da causa animal Gabriela Xavier (Podemos) explicou que o atendimento será voltado aos atendidos pelo Cras e, também, para os protetores da causa animal cadastrados no Departamento de Bem-Estar Animal.
Ela comentou que quem se considera protetor e faz trabalho voluntário voltado à causa também pode se inscrever no Bem-Estar Animal para obter o benefício.
“Vou dar um exemplo: a pessoa inscrita no Cras, ou no Bem-Estar Animal, e que tem um cachorro ou gato doente, ela vai até a clínica e pode ser atendida no mesmo dia, mas com agendamento”, exemplificou.
Para Cardoso Júnior, com a implantação do serviço, a cidade ganha em saúde pública pelo fato de a clínica realizar, de forma rotineira, controle de parasitas, testagens e vacinações, de “modo que as situações de emergência não sejam tão frequentes”.
Ele ainda comentou que os bichos serão inseridos no registro geral de animais de Tatuí e receberão identificação, para viabilizar a guarda responsável e evitar o abandono.
O repasse inicial para o custeio de compra de equipamentos, insumos e preparação do espaço da clínica veio por meio de emenda, no valor de R$ 200 mil, indicada pela deputada federal Simone Marquetto (MDB).
O prédio da futura clínica está em fase de reforma e funcionará na rua Capitão Lisboa, 857, no centro. Com o início das atividades, o agendamento (triagem) será feito de segunda-feira a sexta-feira, das 16h às 18h; e as consultas ocorrerão das 18h às 22h.