Um quinto dos tatuianos diz já ter se deparado com escorpiões

Ao longo desta semana, a enquete promovida pelo jornal O Progresso em seu portal de notícias (www.oprogressodetatui.com.br) apurou que, praticamente, um quinto dos tatuianos já encontrou escorpiões em casa.

A proliferação do animal peçonhento tem preocupado as autoridades locais. A prefeitura informou, no início da semana passada, que o Centro de Controle de Zoonoses tem efetivado uma série de ações para informar a população. Já nesta semana, acrescentou que o número de ocorrências chegou a 13, somente em 2019 (reportagem nesta edição).

Diante do problema, o jornal questionou: “Neste verão, você já encontrou algum escorpião em sua residência?”. As respostas indicaram que 78% dos tatuianos não se depararam com o animal, ao passo que outros 22% já tiveram a experiência em casa.

A partir deste sábado, 19, a pesquisa aborda a campanha “Janeiro Branco”, que soma diversas atividades. O primeiro mês do ano, em todo o território nacional, é dedicado a campanhas focadas em saúde mental. Em Tatuí, o evento será realizado pela primeira vez.

De acordo com o psicólogo Janderson Mendes Miranda Martins, diretor da Raps (Rede de Atenção Psicossocial), a intenção é mobilizar a população a pensar em todas as questões que envolvem o tema, desde as doenças que afetam a mente até a qualidade de vida (reportagem nesta edição).

Assim, a enquete pergunta: “Você já enfrentou (ou vivencia) algum grau de depressão?”. A enquete pode ser respondida, a partir deste sábado, 19, com “sim” ou “não”. A votação se encerra na sexta-feira, 25, às 16h30, com publicação do resultado na edição do dia 27.