
A obesidade entre os brasileiros mais que dobrou nos últimos anos. Atualmente, sete em cada dez pessoas estão acima do peso: 34,5% da população apresenta algum nível de obesidade e mais de 9 milhões têm sobrepeso. Os dados do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), do Ministério da Saúde, mostram uma condição de saúde pública preocupante.
A obesidade é uma doença multifatorial, mas a escolha dos alimentos é um dos fatores decisivos na hora de controlar a balança. Pensando no que vai à mesa, os alimentos ultraprocessados estão entre os principais vilões. Feitos com ingredientes artificiais, múltiplas etapas de processamento, pobres em fibras, vitaminas e minerais, esses itens estão presentes no dia a dia de milhões de brasileiros.
De acordo com a nutricionista Marcella Oliveira, os refrigerantes, salgadinhos de pacote, biscoitos recheados, macarrão instantâneo e refeições congeladas são alguns exemplos de alimentos ultraprocessados. “Esses produtos se diferenciam dos alimentos in natura ou daqueles minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, carnes magras e ovos, que mantêm seus nutrientes essenciais”, explica.
A professora do curso de Nutrição do UniCuritiba diz que o problema dos ultraprocessados não está apenas na pobreza de nutrientes e no excesso de corantes, conservantes e calorias. “Esses produtos são formulados para serem altamente palatáveis, combinando açúcar, sal, gordura e aromatizantes artificiais. Isso ativa a dopamina, neurotransmissor ligado à sensação de prazer e de recompensa, tornando o consumo repetitivo e difícil de controlar”.
Além de favorecer a obesidade, o consumo excessivo dos ultraprocessados está associado a doenças crônicas, como diabetes tipo 2, hipertensão, problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer. O excesso de açúcar e gordura é capaz de desencadear inflamação crônica e resistência à insulina, fatores que contribuem diretamente para o ganho de peso.
Como fazer escolhas saudáveis
A recomendação da nutricionista Marcella Oliveira é que as pessoas sigam a velha máxima de “desembalar menos e descascar mais”. Isso significa priorizar alimentos in natura, cozinhar mais em casa e ler atentamente os rótulos, evitando produtos com listas longas de aditivos químicos e açúcares adicionados.
“Trocar lanches ultraprocessados por frutas, castanhas e iogurte natural ajuda a mudar hábitos e a reduzir o impacto dos produtos ultraprocessados na saúde. Para isso, é fundamental trabalharmos na conscientização não apenas dos adultos, mas também das crianças, que são os grandes alvos da indústria alimentícia e podem desenvolver, desde cedo, hábitos de consumo prejudiciais à saúde”, comenta a especialista.
O desafio do país
Com a obesidade crescendo de forma acelerada no Brasil, a professora do curso de Nutrição do UniCuritiba defende a necessidade de medidas individuais e políticas públicas para frear a tendência.
A estratégia passa pela alimentação equilibrada aliada à prática de atividades físicas e ao monitoramento preventivo da saúde. Segundo a nutricionista Marcella Oliveira, essa é a maneira mais eficaz de melhorar a saúde, conter os índices de obesidade, diminuir os riscos de comorbidades e garantir mais qualidade de vida à população.
Para os pais, a professora dá mais algumas dicas: escolha opções saudáveis para servir às crianças, evite comprar alimentos ultraprocessados e, principalmente, não deixe esses produtos acessíveis às crianças.
“Que tal aproveitar a hora de cozinhar para ensinar bons hábitos alimentares aos seus filhos? Convide as crianças e preparem juntos as refeições no fim de semana. Além de ser algo educativo, essa interação favorece os laços entre pais e filhos e cria memórias afetivas”, sugere Marcella, que ensina uma receita gostosa e fácil.
Biscoito de cacau e avelã
Ingredientes:
– 1 banana nanica amassada
– ¼ xícara de semente de linhaça (triturada no liquidificar ou mixer até virar farinha)
– 1 colher de sopa de sementes de chia
– 1 colher de sopa de avelãs picadas
– 1 colher de sopa de cacau em pó
– 1 colher de sobremesa de açúcar demerara (triturado no liquidificador)
Modo de preparo:
– Depois de triturar e separar a linhaça e o açúcar demerara, pique as avelãs (pode moer no pilão). Feito isso, adicione todos os ingredientes em uma vasilha. Misture tudo até que as bananas estejam bem incorporadas aos demais ingredientes. A massa deve ficar com textura macia.
– Pré-aqueça o forno em temperatura média (175 graus).
– Cubra uma assadeira com papel manteiga ou spray antiaderente.
– Com uma colher de sopa, separe porções da massa para formar os biscoitos.
– Coloque na forma, mantendo uma distância de 1 cm entre eles. Se quiser, use um garfo para dar o formato aos biscoitos.
– Leve para assar por 15 minutos ou até dourar.
Sobre o UniCuritiba
O UniCuritiba completa 75 anos de tradição e excelência em 2025. A instituição é reconhecida como referência entre os paranaenses e, pelo MEC, como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR).
Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.
Integrante do maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do Brasil, o Ecossistema Ânima, o UniCuritiba conta com mais de 70 opções de cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento, além de pós-graduação, mestrado e doutorado.
Possui uma estrutura completa e diferenciada, com mais de 60 laboratórios e professores mestres e doutores com vivência prática e longa experiência profissional. O UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares.







