Nesta semana, a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur) divulgou à imprensa um estudo direcionado às expectativas do setor para este próximo trimestre, o qual é aberto no município com a Feira do Doce, o maior evento de turismo em Tatuí.
A pesquisa abrangeu 13 setores da cadeia do turismo paulista para determinar o índice de confiança relacionado ao próximo trimestre, com resultados positivos tanto para o turismo doméstico quanto internacional.
A expectativa é favorável para 46% dos segmentos em relação aos viajantes domésticos e 61,5% quando o assunto tem a ver com os viajantes internacionais.
“A expectativa é boa porque tivemos os primeiros cem dias com muitas conquistas, como a redução do ICMS das aéreas, turismo gastronômico e rural”, afirmou na nota à imprensa o secretário do Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena.
“Estamos inaugurando, nos próximos dias, estruturas náuticas em 13 municípios do interior do estado com alto potencial em seus rios e represas. A confiança atrai novos investimentos e gera um ciclo virtuoso para o setor”, acrescentou.
Se comparado aos três primeiros meses de 2022, houve melhora real no desempenho das empresas que trabalham com turismo doméstico (61,5%), com destaque para o setor de eventos, e melhora ainda maior (69,2%) no turismo internacional, com ênfase para a área náutica e de pesca.
Foram ouvidos profissionais de meios de hospedagem, restaurantes, organizadores de eventos, prefeituras, agências de turismo, guias e transportadoras
A cada trimestre, a Setur-SP realiza uma sondagem online para avaliar o desempenho do turismo no período de três meses anteriores e as perspectivas para o próximo período de três meses na seguinte escala: muito pior (0), pior (50), igual (100), melhor (150) ou muito melhor (200).
A média de todas as respostas determina o índice de confiança. Valores abaixo de 100 indicam deterioração do desempenho e valores acima de 100 representam melhora.
Enquanto isso, em Tatuí, a nona edição da Feira do Doce, confirmada para o final de semana que coincide com o feriado estadual de 9 de julho, tem expectativa de público de cerca de 200 mil pessoas. Configura-se, portanto, como um dos maiores destaques da área de turismo do estado na abertura do próximo trimestre. Antes, já era um grande propulsor da economia local; agora, já se apresenta como regional – no mínimo.
Não por outro motivo, a ferramenta de maior divulgação do turismo local ao longo dos últimos anos – que, inclusive, contribuiu significativamente para a cidade conquistar o título de MIT (Município de Interesse Turístico) – terá o lançamento de sua sexta edição na Feira do Doce 2023.
Publicado em parceria com o jornal O Progresso, o Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” finaliza sua sexta edição nesta próxima semana, embora já tenha apresentado sua nova versão digital no início do ano.
A publicação registra as festas e eventos anuais, além de constar, uma a uma, as atrações turísticas da cidade. Em destaque, integra o guia uma série de reportagens sucintas, abordando as principais virtudes de Tatuí.
Por elas, o leitor local e o potencial turista são informados sobre as origens dos consagrados títulos do município, como “Capital da Música”, “Cidade Ternura” e “Terra dos Doces Caseiros”, além da história do “imortal” escritor tatuiano Paulo Setúbal.
Com o objetivo de servir como material de consulta ao longo de um ano pelo menos – como um efetivo guia –, a publicação tem o formato de gibi e conteúdo composto por extensa relação de empreendimentos das áreas de turismo e gastronomia.
Assim, apresenta centenas de bares, lanchonetes, restaurantes (por gêneros de especialidades), casas noturnas, cafés, padarias, empórios, sorveterias, pesqueiros e agências de viagens, entre outros produtos e serviços pertinentes ao turismo.
Na seção agenda cultural, são destaques as atrações consagradas pelo público, do Carnaval de rua, que cresceu na década de 70, aos bailes de salão, passando pelas demais festas anuais, como a de Corpus Christi, a procissão de São Jorge e a Feira do Doce.
A Semana Paulo Setúbal, atração do mês de agosto, também está presente. A iniciativa, que nasceu de um movimento promovido pelo jornal O Progresso, consiste em uma série de eventos literários e musicais em homenagem ao escritor tatuiano.
As comemorações ao aniversário de Tatuí, no dia 11 de agosto, à Nossa Senhora da Conceição e o Natal Musical, com apresentações diárias ao pé do “Pinheirão” da praça Manoel Guedes, ainda são figurados no guia.
As tradições do município não ficam de fora em mais esta edição. Cada vez mais conhecida como a “Terra dos Doces Caseiros”, Tatuí tem a história dessa atividade lembrada na publicação.
A relação da cidade com a música, particularmente estimulada a partir das antigas fábricas de tecelagem até a implantação do Conservatório, é evidenciada como a maior virtude e “vocação” tatuiana, recebendo tratamento especial no guia.
Também é encontrado, na publicação, o artigo que consagrou Tatuí como “Cidade Ternura”. A fama de hospitalidade teve origem em outubro de 1934, quando o jornal O Progresso publicou texto, assinado pelo jornalista Osmar Pimentel, em que assim o município era adjetivado, pela “doçura” de seu povo.
Já as atrações turísticas são apresentadas em ordem alfabética, começando pelo aeroclube e seguindo com outros 31 locais de interesse, todos acompanhados de históricos, informações básicas e imagens.
O projeto de edição do guia “Cidade Ternura” nasceu em uma reunião do Conselho Municipal de Turismo, em 2016, na qual foi informado, aos conselheiros, que a cidade não possuía nenhuma publicação especializada em sua gastronomia e potencial turístico.
O jornal O Progresso, então, propôs-se a produzir um guia com todos os prestadores de serviços e empresas das áreas de turismo, lazer, cultura, alimentação e hospedagem do município. Assim, concluiu-se a primeira edição no mesmo ano.
Exclusivo dentro desses segmentos, o Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura” alcançou grande repercussão, especialmente por servir a duas funções em uma única publicação, como amplo e completo informativo em gastronomia e lazer para os próprios tatuianos e, ainda, por atender aos turistas em busca de informações sobre a cidade.
Justamente essa carência embasou a publicação do guia, ele próprio projetado para ser distribuído – também gratuitamente – não apenas a todos os assinantes do jornal, mas junto aos principais pontos de circulação do município.
O livreto ainda deve ser utilizado em eventos ligados a turismo – especialmente em outras localidades -, ajudando a fortalecer Tatuí como MIT e, conforme já anunciado pelas autoridades locais da área, no objetivo de elevar a Capital da Música, no futuro, à categoria de estância.