A Trupe de Teatro Garagem & Cia., de Tatuí, recebeu duas premiações e três indicações de prêmios, no domingo passado, 27 de outubro, no 2º Festita – Festival de Teatro de Itapevi (SP). A companhia ficou entre os 12 grupos selecionados para a final.
As apresentações aconteceram na Comunidade Kolping Cristo Rei, no Jardim São Carlos, com entrada gratuita, entre os dias 22 e 27 de outubro. Neste ano, 35 companhias, de diversos municípios, inscreveram-se, sendo exibidos 13 espetáculos – dois infantis e os demais adultos.
As inscrições começaram no início de setembro e foram até o dia 23 do mesmo mês. Companhias de todo o país puderam inscrever-se gratuitamente. Os melhores colocados foram premiados.
Realizaram apresentações grupos teatrais das cidades de São Paulo, Tatuí, Pindamonhangaba, Carapicuíba, Serra Azul, Jundiaí, Limeira, Sarapuí, São Roque e Itapevi. A final ainda contou com a participação especial da Cia. La Cueva, da Bolívia.
O grupo teatral tatuiano escolheu o drama adulto “O Abajur Lilás”, com texto de Plínio Marcos e direção de Paula Fernanda, para a exibição no festival. Conforme a companhia, o espetáculo passou por modificações no mês de outubro, com a saída de um integrante, e foi remontado.
Com a peça, a trupe recebeu indicações de: melhor ator, com Cesar Santos; melhor sonoplastia, cenário e direção, com Paula Fernanda; melhor Iluminação, com Iuri Proença; e melhor maquiagem, com Rafael Franco.
Além disso, a diretora Paula Fernanda recebeu os prêmios de melhor atriz e terceiro melhor espetáculo da categoria adulta.
O prêmio de melhor espetáculo da categoria foi dado à peça “Caravela das Ilusões”, do Espaço Núcleo, de Limeira. O segundo lugar ficou com o espetáculo “Tigrela”, do grupo Magnólia Cultural, de São Paulo.
Na mesma categoria, ainda foram apresentadas as peças: “Coisas do Interior”, da Cia. Sarapós, de Sarapuí; “Cheiro de Jabuticaba”, do Grupo Entrenós, de São Roque; “Bonitinha, mas Ordinária”, do grupo Ancec, de São Paulo; “VII Doses de In (Sanidade)”, da Cia. Itapava, de Itapevi; “A Náusea”, da Cia. Representando a Arte, de Serra Azul; “A Casa de Todos os Santos”, da Cia. Hypócritas, de Carapicuíba; e “Medeia em Faces”, da Cia. de Teatro IA3, de Pindamonhangaba.
Os espetáculos selecionados e apresentados na categoria infantil foram: “A Refeição”, da Cia. Tramp de Palhaços, da cidade de Jundiaí, vencedora do prêmio de melhor espetáculo da categoria; e “A Menina e o Pé”, da Cia. Cordiais, de São Paulo, que ficou com o segundo lugar.
O festival contou com uma banca avaliadora especializada, composta por dois jurados técnicos convidados: Adimir Calazans (ator, diretor e arte-educador) e Jefferson Kucioyada (ator, diretor e arte-educador).
De acordo com a organização do evento, foram avaliados os critérios: qualidade técnica e excelência artística das peças, coerência na concepção do trabalho, sustentabilidade e currículo do grupo.
A primeira edição do Festita – Festival de Teatro de Itapevi aconteceu em 2016, com mais de 40 inscrições. Nesse ano, a Trupe Garagem & Cia. participou com o musical infantil “Quem Casa Quer Casa”, primeira montagem da nova formação, e recebeu menção honrosa de melhor maquiagem.
Em nota à imprensa, a “Trupe” ressalta que o espetáculo “O Abajur Lilás” continuará em cartaz em Tatuí, com apresentações no fim de novembro. Ainda neste ano, o grupo inicia o processo de uma nova montagem, que deve estrear até dezembro.